terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mulheres na Ciência: Elena Lucrezia Cornaro Piscopia (1646-1684)

Apresentamos mais um capítulo do  livro Women in Science, publicado pela Comissão Européia de Investigação, em tradução livre nossa: 



O Prodígio de Veneza


Nascida na aristocracia veneziana, Elena Piscopia brilhou desde tenra idade. Veneza tinha sido o principal centro do Renascimento na Itália, e Piscopia continuou a tradição iniciada pelos seus antecessores masculinos, tais como Leonardo da Vinci, sendo uma polímata.

Seu pai, Giovanni Baptista Cornaro Piscopia, ocupante do alto cargo de procurador de São Marcos na República de Veneza, foi o responsável pelo incentivo à genialidade da filha, proporcionando-lhe as melhores oportunidades de aprendizagem que existiam na época e advogando em sua causa nos corredores da academia, os quais eram dominados exclusivamente por homens.

Ainda criança Elena ganhou o título de Oraculum Septilingue’ devido ao seu plurilinguismo. Nessa época começou a apresentar grande capacidade de raciocínio. Também possuía talento musical, dominando o cravo, o clavicórdio, a harpa e o violino, bem como compondo músicas.

Antes dos vinte anos, sua paixão pela Teologia e Filosofia levou-a a querer entrar para a ordem dos Beneditinos, chegando a usar o hábito, não se tornando, porém, freira. Ao invés disso, seu pai persuadiu-a a entrar na Universidade de Pádua em 1672, a terceira universidade mais antiga da Itália, fundada em 1222, onde ela tornou-se a primeira mulher européia a conseguir um doutorado. Esse evento singular fez com que ela fosse respeitada e admirada por toda a Europa.

Apaixonada pela aprendizagem e pela caridade aos necessitados rejeitou inúmeros pretendentes, dedicando-se a essas atividades. Morreu em 1684, sendo enterrada na igreja de Santa Giustina de Pádua. Uma estátua dela foi erigida na universidade e uma medalha emitida em sua honra.

A linguagem do aprendizado

Com o encorajamento dado pelo pai, ela acreditava fortemente na sua inteligência e habilidades e queria ser reconhecida por isso. Com sete anos começou sua educação clássica, estudando latim e grego, bem como gramática e música. Ela rapidamente dominou essas duas línguas, além de espanhol, francês, árabe e hebreu.  Mais tarde seus estudos incluíram Matemática, Filosofia e Teologia. Na universidade de Pádua ela se sobressaía e seu brilho tornava-se aparente para qualquer pessoa que a conhecesse. Devido ao seu forte interesse em assuntos teológicos, ela inscreveu-se mais de uma vez para o doutorado em Teologia.


Questões teológicas espinhosas

No entanto, se lhe fosse conferido o grau de doutora em Teologia, automaticamente ela teria garantido também, o direito a pregar – o que era contra a posição da igreja, pois à mulher era dado somente o direito de “aprender em silêncio, com subordinação”, de acordo com Timóteo I: 11-12. Assim, sua vontade de cursar  Teologia causou confusão e resistência entre o clero. Eles então lhe ofereceram a alternativa para inscrever-se no doutorado em Filosofia.

O seu exame de doutorado seria realizado no hall da universidade, mas, devido ao grande número de pessoas que queriam assisti-lo, transferiram-no para a Catedral da Virgem Abençoada, na cidade. Elena falou durante uma hora, em latim clássico, explicando passagens difíceis da obra de Aristóteles selecionadas randomicamente. Seu desempenho impressionou seus examinadores, conseguindo assim, em 1678, aos 32 anos, o grau de doutorado. 


Realizações Científicas

No mesmo ano em que conseguiu o grau acadêmico almejado, tornou-se lecturer em Matemática na Universidade de Pádua. Seus escritos, publicados postumamente em Parma em 1688 incluem discursos acadêmicos, traduções e tratados devocionais. Ela tornou-se membro de várias academias e sociedades por toda a Europa, e era visitada regularmente por estudiosos estrangeiros.

-------


O exemplo de Elena Piscopia tem inspirado gerações de mulheres e homens de todas as idades. Um exemplo recente de uma última influência sua foi o livro intitulado The Lady Cornaro: pride and prodigy of Venice, by Jane Howard Guernsey, publicado em 1999. Foi o primeiro estudo profundo da sua vida.




Fonte:
Elena Lucrezia Cornaro Piscopia: the prodigy of Venice. In: Women in Science. European Commission. 2009. p. 22-25

4 comentários:

  1. isso me ajudou muito na Liçao de Casa OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Ficamos felizes em poder ajudar, pois nossa intenção com essa postagem e outras similares é a de divulgar as atividades científicas das mulheres, que infelizmente ficaram obscurecidas na História das Ciências.

    ResponderExcluir
  3. ela tem outras obras que não foram citada alem do livro dela ?

    ResponderExcluir
  4. Olám vc se refere às obras publicadas por ela, ou sobre ela?

    ResponderExcluir