quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Feliz Natal!

Mais um ano pandêmico chega ao fim. A Biblioteca Central do Campus atendeu por meio remoto nestes dois últimos anos. Foram anos difíceis para todos, principalmente para as famílias que perderam entes queridos, bem como seus empregos. 

Sobre o retorno ao atendimento presencial, embora o campus tenha voltado a este em meados do segundo semestre após a vacinação, devido às obras na biblioteca, permanecemos em teletrabalho, atendendo nossos usuários por e-mail, principalmente, fazendo o melhor que pudemos, suprindo o trabalho nas áreas de empréstimos, devoluções, digitalizações, normalizações, capacitações, cadastros de PCD, etc.

Seguimos em frente e continuaremos a seguir (na forma presencial, se Deus quiser! Em breve!) neste 2022 que se aproxima. Assim, desejamos a todos nossos usuários e simpatizantes, um Feliz Natal e um Ano Novo melhor, mais solidário, mais equitativo em questões de acesso às vacinas,  e com menos (muito menos!) negacionismo científico, pois sem a ciência, não teríamos sobrevivido.



Fonte da imagem: https://www.aspecbrasil.org.br/2020/12/25/3671/ 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Economática - tutoriais em vídeo

Série de tutoriais que explicam tudo sobre a ferramenta Economatica.


São instruções e dicas passando por cada área da plataforma que irão te ajudar tirar o máximo das suas diversas ferramentas, aumentar suas possibilidades e impulsionar seus resultados, de profissionais para profissionais.



Acesse e confira em https://economatica.com/videos


 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Conhece o Repositório de Produção Científica do CRUESP?

O Repositório da Produção Científica do CRUESP (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.



A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O Repositório da Produção Científica do CRUESP foi gerado a partir dos repositórios institucionais das três universidades estaduais paulistas, os quais utilizam o software livre DSpace (desenvolvido pelo M.I.T e H.P.) e adotam padrões e normas internacionais de interoperabilidade e normalização. A integração por meio do metabuscador Primo (Web Scale Discover System da ExLibris) propicia aos seus usuários a busca, descoberta da produção CRUESP a partir de uma única interface. É possível identificar as agências de fomento que mais subsidiam a pesquisa paulista, as revistas mais requisitadas para publicação, coautoria entre as referidas unidades, temas mais pesquisados, idiomas utilizados e, ainda, os textos em acesso aberto, acesso restrito ou embargado.


Texto extraído de: http://cruesp.aguia.usp.br/

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Caça às fraudes científicas - artigo publicado na Pesquisa Fapesp

microbiologista holandesa Elisabeth Bik tornou-se referência na identificação de indícios de erros e fraudes em artigos científicos, sobretudo imagens duplicadas ou manipuladas. Ela afirma ter analisado mais de 200 mil trabalhos, dos quais 5,5 mil tinham problemas. A pesquisadora escreve sobre eles no blog Science Integrity Digest, ao qual se dedica integralmente desde 2018, quando deixou seu emprego na uBiome, empresa de biotecnologia com sede na Califórnia, Estados Unidos. Paralelamente, também ministra palestras sobre má conduta científica e presta consultoria a editoras e instituições de ensino e pesquisa.

Formada na Universidade de Utrecht, Bik colabora assiduamente com plataformas como Retraction Watch, que monitora e noticia retratações de trabalhos científicos (ver Pesquisa FAPESP nº 282), e PubPeer, em que usuários discutem papers já publicados e sinalizam inconsistências. A pesquisadora foi uma das primeiras a apontar problemas na metodologia e nos achados do controverso artigo de autoria do médico francês Didier Raoult sobre o uso do antimalárico hidroxicloroquina e do antibiótico azitromicina no tratamento de pessoas com Covid-19. Desde então, sofre injúrias nas redes sociais e ameaças de processos por Raoult e seus colaboradores.


Leia a matéria completa em:

https://revistapesquisa.fapesp.br/elisabeth-bik-no-rastro-das-fraudes-cientificas/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=impressa


Acesse o Blog de Elisabeth Bik: https://scienceintegritydigest.com/


quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Acesso aos Preprints Embase

Como parte de seu esforço para expandir as fontes de conteúdo para  a pesquisa, Embase* irá fornecer pré-impressões de artigos da medRxiv e bioRxiv a partir de meados de dezembro de 2021.

 
Com a disponibilidade de pré-impressões, você será capaz de acessar informações biomédicas o mais cedo possível, incluindo ensaios controlados randomizados (úteis para revisões sistemáticas), identificando líderes de opinião chave por meio de literatura cinzenta e inteligência competitiva.
 

*Acesso remoto ao conteúdo pelo Portal de Periódicos da CAPES – Acesso CAFe.

 
O que são medRxiv e bioRxiv?
 
Eles são servidores de pré-impressão para informações médicas e biológicas.
 

Como as pré-impressões aparecerão na Embase?
 

As pré-impressões serão reconhecidas pela palavra PREPRINT no registro na página de detalhes do registro e nos códigos de tipo de Fonte de Indexação e Publicação na página de detalhes do registro:

 




Meus alertas de e-mail capturarão pré-impressões?

 

Sim. As pré-impressões serão incluídas por padrão em alertas de e-mail e pesquisas em meados de dezembro. Para ajustar suas configurações de alerta a tempo, uma opção de pré-impressão está agora disponível na página Alertas de e-mail salvos. Se você tiver alertas existentes no Embase, recomendamos que você tome medidas o mais rápido possível.




Em caso de dúvidas, contatar: Embase Support Center


terça-feira, 16 de novembro de 2021

Unidos pela Ciência – Nobel Prize Dialogue Latin America and the Caribbean

 Nobel Prize Dialogue 2021 – Unidos pela Ciência

O evento Unidos pela Ciência, que aconteceu no dia 16 nov 2021, reuniu estudantes universitários da América Latina e do Caribe e ganhadores do Prêmio Nobel para uma conversa sobre como a ciência e os cientistas podem, de forma eficaz, ter um impacto positivo na sociedade.

Não faltam desafios para a América Latina e o Caribe – mudanças climáticas, desigualdades, instabilidade política, além do impacto devastador da COVID-19. Ao reunir jovens estudantes, pretende-se inspirar a próxima geração de cientistas a trabalharem juntos para usar a ciência no enfrentamento dos grandes desafios que virão pela frente.

Oitenta estudantes universitários, representando quase todos os países da região, serão convidados a abordar questões que incluem as responsabilidades dos cientistas, estratégias para a defesa da ciência, o poder da colaboração e as mais amplas implicações sociais desses temas.





Fonte: https://youtu.be/m-fxWZWTIJs 

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Recursos Informacionais USP - Conheça!

 Conheça os recursos informacionais disponíveis na USP:


Portal de Revistas USP: http://revistas.usp.br
Portal de Obras Raras USP: https://obrasraras.usp.br/
Portal da Agência/SIBi: https://www.aguia.usp.br/
Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos: https://bdta.aguia.usp.br/
Repositório da Produção USP: https://repositorio.usp.br/
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP: https://www.teses.usp.br/
Portal do Acesso Aberto USP: https://www.acessoaberto.usp.br/
Busca Integrada USP: https://buscaintegrada.usp.br/
Dedalus - Catálogo de Acervos das Bibliotecas USP: http://dedalus.usp.br/


Qualquer dúvida, entre em contato conosco: bcrp@usp.br

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Atividades da Biblioteca Central e acesso aos livros

Informamos que as atividades da Biblioteca Central permanecem em teletrabalho devido às obras no local e que a retomada do atendimento presencial ocorrerá assim que houver condições de infraestrutura.


Dessa forma, seguimos com as orientações da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA):   

"Lembramos que as Bibliotecas oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. Consulte o website http://www.aguia.usp.br e explore as opções em acesso aberto ou por meio de acesso remoto VPN USP".

Caso necessite de livros e outros materiais orientamos, primeiramente, a buscar no formato eletrônico: 

o Portal de Busca Integrada disponibiliza mais de 400 mil títulos de livros eletrônicos 
<www.bcrp.prefeiturarp.usp.br -> Dedalus -> Busca Integrada (novo) -> Livros Eletrônicos (eBooks)>, 

assim como o Portal de Periódicos da CAPES  <www.bcrp.prefeiturarp.usp.br -> Portais de Pesquisa -> Periodicos CAPES -> Buscar livro>.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Slides de apresentações dos Webinars Clarivate

Slides da apresentação do Webinar Journal Citation Reports – como identificar revistas de alto impacto – métricas e indicadores 21.09.2021.

Webinar Journal Citation Reports – como identificar revistas de alto impacto – métricas e indicadores


Slides da apresentação do Treinamento EndNote Online - 22.09.2021.

Treinamento EndNote Online


                                                                 §§§§§§§§

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Palestra “Por que ciência?”

Semana Virtual do  Livro e das Bibliotecas da Unesp 2021

Palestra com o prof. Gilson Volpato


A ciência pode ser hoje considerada uma das maiores maravilhas do pensamento humano. Seus desdobramentos recaem sobre a Educação, a Tecnologia, outras inquietações do ser humano e também na própria formação do cidadão, mesmo entendendo que o conhecimento científico seja apenas uma parte do pensamento racional necessário. Nesta palestra falarei dos três principais elementos intrínsecos ao cientista: a) a produção de conhecimento sobre o mundo; b) o método científico além da ciência e c) a mentalidade científica como formação criativa, lógica e ética do ser humano.




sexta-feira, 1 de outubro de 2021

8 truques para melhorar sua busca no Google

1. O poder das aspas

Se você adicionar aspas a uma frase, o Google encontrará exatamente o que você digitar e na mesma ordem. Portanto, ele excluirá os resultados com apenas algumas das palavras da frase.

Por exemplo, se você pesquisar por "Crise na Venezuela", o Google trará exatamente os resultados que contêm essa frase e não oferecerá aqueles que incluem "crise" ou "Venezuela" em outro contexto.

2. Um hífen (-) para pular os resultados

Se você adicionar um simples hífen (-) imediatamente antes de uma palavra, o Google excluirá esse termo de qualquer um dos resultados.

Por exemplo, se você estiver interessado em tópicos relacionados à saúde, mas está um pouco farto das notícias sobre o coronavírus, basta digitar saúde -coronavírus no mecanismo de busca para obter as informações que lhe interessam e evitar aquelas que o aborrecem.

Você deve adicionar o hífen sem espaços imediatamente antes da palavra para que o Google exclua dos resultados.

3. Dois pontos para encontrar intervalos de tempo (..)

Se você deseja pesquisar os filmes de James Bond, o famoso agente britânico 007, mas apenas aqueles longas lançados entre 2008 e 2012, basta digitar James Bond 2008..2012.

Você também pode fazer isso com preços.

4. Pesquise apenas no site de seu interesse

Ao escrever um assunto e, depois, o termo site: seguido do nome de um site específico, o Google só mostrará os resultados desse site.

Caso você queira conhecer a cobertura da BBC News Brasil sobre eleições alemãs no domingo passado, basta procurar no Google eleições Alemanha site:bbc.com/portuguese.

O mecanismo de busca vai mostrar as últimas notícias sobre a Alemanha publicadas pela BBC News Brasil, as eleições e o legado da chanceler Angela Merkel após 16 anos no poder.

5. Resultados em um local específico

O Google também oferece a capacidade de concentrar sua pesquisa por um termo em um local específico. Para fazer isso, você deve usar o local seguido de dois pontos antes de um local específico.

Se você gosta de ficar por dentro das notícias sobre o magnata e empresário Elon Musk e deseja saber as últimas notícias sobre ele em San Francisco, pode escrever Elon Musk: San Francisco.

Provavelmente, a primeira coisa que o Google mostra a você é que Musk colocou uma casa luxuosa à venda nesta cidade.

6. Use | para pesquisar entre dois resultados

Você pode querer pesquisar dois termos ao mesmo tempo, sem que estejam relacionados.

Tente escrever México Peru. É muito provável que o Google mostre um artigo sobre as relações entre os dois países ou possíveis voos de um destino para outro.

Se, em vez disso, você colocar uma barra vertical como esta | no meio das duas palavras, ele irá pesquisar por informações relevantes entre os dois países separadamente.

Também funciona se você inserir a palavra "ou" entre um termo e outro.

7. Verifique uma empresa na bolsa de valores

Se você investiu em uma empresa ou está interessado em verificar o estado do mercado de ações, o Google oferece o resultado direto com um simples comando.

Você apenas tem que escrever ações antes de digitar o nome da empresa específica.

Por exemplo: ações Evergrande. O site vai mostrar o desempenho da construtora chinesa que ganhou as manchetes nos últimos dias.

8. Filtrar por formato de texto

Você pode pesquisar informações sobre a história do grupo extremista islâmico Talebã sem acessar nenhum site específico.

Nesse caso, você deve colocar o comando filetype seguido por dois pontos e o formato escolhido. Por exemplo, doc para Word ou pdf para Adobe.

Nesse caso, você teria que escrever o tipo arquivo que deseja, por exemplo, história do Talebã filetypepdf.


Fonte: https://bbc.in/2ZDRJKz

Gravação da Conferencia: Gestión de datos de investigación (GDI)


 Julio Alonso-Arévalo. Conferencia: Gestión de datos de Investigación el día 30 de septiembre de 2021 a las 11:00 hs. Argentina, 16:00 hs. España. Asociación Bibliotecarios de Córdoba (A.B.C.) (Argentina

La sociedad TIC necesita, hace uso y proporciona de una enorme cantidad de datos; procesarlos, entenderlos y transformarlos en decisiones de valor es el reto del análisis de los llamados “big data”, un término utilizado para referirse a la explosión de una ingente cantidad y diversidad de datos digitales de alta frecuencia, que se están convirtiendo en un elemento esencial para la competencia, y que según la mayoría de los expertos en el tema serán clave para el crecimiento de la productividad, la innovación y la posibilidad de generar el suficiente excedente para la sostenibilidad de la sociedad. La gestión de los datos de investigación se plantea como uno de los grandes retos que han de asumir durante los próximos años las bibliotecas científicas y de investigación. Ya la mitad de las universidades estadounidenses tienen un plan de trabajo sobre esta cuestión, todos los informes de tendencias están de acuerdo en que la Gestión de Datos de Investigación (RDM) será una de las cuestiones prioritarias y de futuro que deberán asumir las bibliotecas de investigación. En este artículo se hace un análisis del estado de la cuestión sobre la gestión de datos de investigación, normativa, repositorios de datos, prácticas y políticas que están desarrollando las bibliotecas en torno al tema.

Fonte: https://universoabierto.org/2021/09/30/conferencia-gestion-de-datos-de-investigacion-gdi/