terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Integridade da informação nas plataformas digitais: ONU publica orientações



 Informações falsas e a desinformação podem ser perigosas e potencialmente mortais, especialmente em tempos de crise, emergência ou conflito.

Por esse motivo, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) publicou a versão em português do Informe de Política sobre Integridade da Informação nas Plataformas Digitais, preparado pelo secretário-geral da ONU.

O Informe apresenta conceitos e propostas para proteger os direitos fundamentais de acesso à informação e liberdade de expressão, e defendê-los das crescentes ameaças representadas pela proliferação de mentiras, desinformação e discurso de ódio nas plataformas digitais.

Ele está focado em como as ameaças à integridade da informação estão tendo um impacto no progresso em questões globais, nacionais e locais. Na Agenda Comum, foi proposto um consenso empírico, que se baseia em torno de fatos, ciência e conhecimento.

Para tanto, o presente Informe descreve os princípios potenciais para um Código de Conduta que auxiliará a orientar os Estados membros, as plataformas digitais e outros atores interessados nos esforços para tornar o espaço digital mais inclusivo e seguro para todas as pessoas, ao passo que defende vigorosamente o direito à liberdade de opinião e expressão e o direito de acesso à informação.

Saiba mais sobre as definições dos termos aqui utilizados e as dicas a seguir quanto ao seu próprio comportamento como pessoa e cidadão/cidadã: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário