sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Dengue, chikungunya e zika




Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquitoAedes aegypti. E, embora zika, chikungunya e dengue apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou machas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que as diferem. A principal manifestação clínica de chikungunya, por exemplo, são as fortes dores nas articulações, a artralgia. Essa artralgia pode se manifestar em todas as articulações, mas, em especial, nas dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos. Na chikungunya, essas dores são decorrentes de um processo inflamatório nas articulações e podem ser acompanhadas de edemas e rigidez.

Também é possível haver esse tipo de dores na dengue e no zika, mas a diferença está, segundo especialistas, na intensidade da dor. Enquanto o paciente com dengue ou zika pode apresentar dores de leves a moderadas, o paciente infectado com chikungunya apresenta dores de nível elevado, tendo como consequência a redução da produtividade e da qualidade de vida. Na fase subaguda ou crônica da doença, as dores podem persistir por meses ou até mesmo anos, particularmente em pacientes mais velhos. Segundo dados do Instituto Pasteur, um estudo sobre os casos ocorridos na África do Sul relatou que pacientes ainda sofriam de dores intensas nas articulações de 3 a 5 anos após a infecção aguda de chikungunya.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Open Library of Humanities

A Open Library of Humanities é uma organização não lucrativa que publica pesquisa acadêmica em acesso aberto sem custos para os autores. Ela é financiada por um consórcio de bibliotecas que se uniram na missão de tornar as publicações acadêmicas mais justas, acessíveis e rigorosamente preservadas para o futuro digital.

Todos os artigos passam por rigorosa revisão por pares, alta qualidade de apresentação e forte mecanismo de descoberta e acessibilidade. Abrange as seguintes áreas:  Linguagens e cultura moderna e clássica, Filosofia, Teologia e História, Teoria Política, Sociologia, Antropologia, e estudos de filmes e novas mídias, e humanidades digitais.


Conheça e acesse:





quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Blog da Biblioteca Brasiliana Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin agora possui um blog!


O blog será um espaço de aproximação do público com a biblioteca, seu acervo e os trabalhos desenvolvidos por ela. Buscando revelar obras ou conjuntos de obras, situando-os em seu contexto histórico e cultural, e propondo algumas abordagens, entre tantas possíveis, sobre o acervo. Pretende-se criar também um espaço de troca, onde o público possa contribuir com seu próprio ponto de vista.

A organização das publicações se dará a partir das categorias usadas na organização da própria biblioteca, seja pelos temas centrais que a estruturam (literatura brasileira, história, relatos de viagem, livros de arte) seja pelo formato da publicação (livro, periódico, manuscrito, folheto).

Além disso, o blog trará informações sobre todo o trabalho que envolve a conservação desse acervo, como o restauro e a digitalização.



Acesse e conheça : 




quarta-feira, 11 de novembro de 2015

BioMed Central USP - informação





O perfil da Universidade de São Paulo - USP na BioMed Central SpringerOpen,  foi atualizado:  http://www.biomedcentral.com/inst/135948


Informamos que os Autores da Universidade de São Paulo (docentes, estudantes e funcionários) receberão um desconto de 25% na taxa de processamento de artigo (APC) para todos os artigos publicados em qualquer periódico da BioMed Central ou SpringerOpen. Caso esteja submetendo um manuscrito fora do IP institucional, na página “APC Agreement Page”, escolha a opção “I believe that I am covered by an institutional membership arrangement” e, em seguida, selecione a sua instituição.







quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ORCID USP

No dia 14 de outubro aconteceu o Workshop ORCID USP: Autoridade e Integração de Dados, em São Paulo. Dada a atualidade e importância do tema, postamos o link  do vídeo do workshop para conhecimento do ORCID.
Clique no link para assistir:

ORCID – Open Researcher and Contributor ID (http://www.orcid.org)
ORCID é uma organização inclusiva e aberta sem fins lucrativos que representa todas as partes interessadas no processo de comunicação científica e acadêmica. Seu objetivo é consolidar um único Identificador Digital de Pesquisador aberto, gratuito e integrado em nível global. O ORCID provê um identificador digital persistente que distingue um pesquisador de outro e garante a integração nos fluxos das atividades científicas, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, suportando ligações entre o pesquisador e suas atividades profissionais, e garantindo que seu trabalho seja automaticamente reconhecido.