segunda-feira, 24 de março de 2014

Avaliação Educacional segundo o Nobel James Heckman

[extraído e editado de JC e-mail 4918, de 24 de março de 2014]

Ministros da Educação, formuladores de políticas públicas e especialistas em ensino de vários países se reúnem em São Paulo hoje e amanhã  para ouvir o economista James Heckman, prêmio Nobel de Economia, falar sobre um tema que está no radar das políticas educacionais de governos do mundo inteiro: a importância de medir e avaliar habilidades não cognitivas ou socioemocionais - como liderança, abertura a novas experiências, otimismo, perseverança - e seus impactos na qualidade do ensino, usando modelagens econômicas e técnicas psicométricas.

James Heckman falará sobre a importância de medir e avaliar habilidades não cognitivas ou socioemocionais e seus impactos na qualidade do ensino, usando modelagens econômicas e técnicas psicométricas, [pois os] grandes testes corromperam sistema educacional tradicional, diz Nobel.

No seminário "Educar para as competências do século XXI", organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Ayrton Senna (IAS), Heckman e seu assistente na Universidade de Chicago Tim Kautz vão apresentar um trabalho acadêmico encomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que pretende mostrar que avaliações educacionais de larga escala, como o Pisa e a Prova Brasil, por exemplo, aplicadas hoje em vários países para medir a qualidade do ensino, têm um potencial limitado.

Na entrevista concedida ao Valor Econômico por telefone, o prêmio Nobel de economia em 2000 disse que não defende o fim das avaliações educacionais como elas são hoje, mas que seja restaurado um equilíbrio entre as medições e interpretações das habilidades não cognitivas e cognitivas (memória, capacidade de racionalizar e interpretar) na condução das políticas educacionais.

Além da participação de Heckman, outro destaque do seminário é a apresentação, por pesquisadores do IAS, de resultados de um teste-piloto que mostra a relação entre habilidades não cognitivas e desempenho escolar feito com alunos da rede estadual do Rio de Janeiro no fim de 2013.




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