Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (USP): Em versão beta, a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP, apresenta como conteúdo artigos e materiais de revistas científicas publicados no período de 2008-2011, priorizando materiais de acesso aberto. Desenvolvida com o software livre DSpace, preocupa-se com a interoperabilidade com outros Bancos de Dados e adota padrões internacionais como DRIVER Project e protocolos OAI/PMH (coleta e disseminação), SWORD (depósito) e Z39.50 (recuperação).
Biblioteca Digital de obras Raras e Especiais : A consulta às obras, em domínio público, é livre e gratuito, garantindo assim, além da preservação, o acesso a esse importante conteúdo por pesquisadores e público em geral de todo o mundo, quebrando barreiras físicas.
Portal de Revistas USP : Revistas publicadas pela USP.
Parcerias Internas:
Biblioteca Digital Brasiliana : Acessível ao público desde junho de 2009, a Brasiliana USP tem como meta oferecer para a pesquisa a maior Brasiliana custodiada por uma instituição de ensino em escala mundial, tornando-a disponível em linha na rede mundial de computadores (Internet). O Laboratório da Brasiliana USP tornou-se referência nacional no campo da digitalização de acervos, destacando-se no compartilhamento de tecnologia e inovação com outras instituições no Brasil.
Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP: reúne a coleção de mapas impressos do antigo
Banco Santos - atualmente sob custodia do Instituto de Estudos Brasileiros
(IEB/USP), conforme determinação da Justiça Federal. Além de disponibilizar os
mapas em alta resolução, o site oferece informações cartobibliográficas,
biográficas, dados de natureza técnica e editorial; assim como verbetes
explicativos que procuram contextualizar o processo de produção, circulação e
apropriação das imagens cartográficas
Biblioteca Digital do IEB-USP: O Catálogo Eletrônico dá acesso à descrição dos itens do acervo que compõem os acervos do Arquivo e da Coleção de Artes Visuais. A Biblioteca Digital pode ser acessada pelo catálogo enquanto os livros não digitalizados podem ser consultados no Dedalus.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: Foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.
Fonte: http://www.usp.br/sibi/
Nenhum comentário:
Postar um comentário