quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Buscadores Científicos


Dentro das universidades existem diversas bases de dados com diferentes coberturas para acesso dos pesquisadores. Mas, mesmo existindo esse suporte científico, vale a pena conhecermos alguns buscadores científicos disponíveis na web. Sendo a publicação indexadora do paper, open access, é possível acessar o seu texto completo.

Conheça alguns deles: 

http://www.scitopia.org/scitopia/ - patentes e tecnologia – realiza buscas em publicações de institutos e sociedades científicas de pesquisa acadêmica e tecnológica.

http://www.scirus.com/ -  possui mais de 440 milhões de itens científicos indexados, permitindo  buscar, além de artigos de periódicos científicos, sites de cientistas, pré-prints, materiais de cursos de universidades, patentes, repositórios institucionais, etc.

http://dir.yahoo.com/ - Oferece links para informações dos mais variados campos da ciência, listando sites de qualidade, pois o Yahoo é reconhecidamente exigente quando se trata da qualidade dos sites que lista em seus diretórios. Somente sites que ofereçam informações inéditas e relevantes costumam ser listados. Muito raramente os editores do Yahoo encontram um site que considerem extremamente relevantes e o listam por conta própria.

Para uma lista ampla, veja 100 mecanismos de busca úteis e confiáveis para ciência:


 Fontes:

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Trial de livros eletrônicos da Atheneu

A editora Atheneu em parceria com a Dot.lib disponibiliza acesso demonstrativo gratuito, por tempo limitado, ao sumário e ao capítulo introdutório de todos os livros da coleção de livros eletrônicos em medicina e ciências da saúde da editora. 


A coleção é formada por mais de 350 títulos em português escritos por autores e profissionais renomados. A coleção abrange as mais diversas áreas de ciências da saúde, incluindo medicina, fisioterapia, odontologia, educação física, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição, farmácia, dentre outras. 

Para acessar, entre no PromoSite no endereço:


E cadastre-se para receber sua senha de acesso. No site você poderá encontrar maiores informações a respeito da coleção. 


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Os Rankings Mundiais

Atualmente temos ouvido falar muito nas posições ocupadas pela USP nos diversos rankings mundiais  de avaliações de universidades. Mas quais são esses rankings? Quais os critérios e indicadores avaliados por cada um? Quem são os responsáveis por eles?

Para saciar nossas dúvidas sem precisarmos buscar ranking por ranking no Google, o boletim USP Destaques desta semana chegou respondendo a todas essas questões, explicando cada ranking e seus critérios.


Vale a pena ler e conhecê-los:


Fonte:
Boletim Usp Destaques, nº 42, 19 out 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Câmpus comemora XIV Semana do Livro e da Biblioteca



Comemorando a “XIV Semana do Livro e da Biblioteca na USP 2011”, no período 24  à  27 de outubro,   a Biblioteca Central do Câmpus de RibeirãoPreto oferecerá treinamentos para capacitação de usuários em várias modalidades para acesso à literatura científica.

Os treinamentos são gratuitos, individuais e abertos a toda comunidade USP, mediante agendamento prévio  pelo e-mail: bcrp@usp.br

24.10.2011
GERENCIADOR ELETRÔNICO DE REFERÊNCIAS – ENDNOTE WEB
A partir das 14h
Local: Sala de Pesquisa da Biblioteca Central

25.10.2011
A partir das 14h
ACESSO AOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS E E-BOOKS
Local: Sala de Pesquisa da Biblioteca Central

26.10.2011
WebConferência via SKYPE  às 15h
“CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA INFORMACIONAL HORIZONTAL”
Palestrante: Profª. Suely de Brito Clemente Soares
Cibertecária – Profª./EaD – Consultora em OJS/SEER
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP
Local: Biblioteca Central

27.10.2011
A partir das 14h
ACESSO ÀS BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS
Local: Sala de Pesquisa da Biblioteca Central

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SIBiUSP 30 Anos - Fórum de Debates

As Bibliotecas da USP e...O Ensino e a Pesquisa

Data: 24.10.2011
Horário: 14h-Abertura do Evento
Local: Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP
Avenida Trabalhador são-carlense, 400 - Centro - CEP: 13566-590 - São Carlos - SP - Fone: 55 (16) 3373-9700 - Fax: 55 (16) 3371-2238

Inscrições: http://bit.ly/sibiusp102011  

--------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura - Profa. Dra. Sueli Mara Soares P. Ferreira
                          (Diretora Técnica do SIBiUSP)
14h20min – Prof. Dr. Marco Antônio Zago
                   (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP; Pró-Reitor de Pesquisa da USP)
15h –  Rosaly Favero Krzyzanowski
           (Biblioteca Virtual/FAPESP)
15h40min – Profa. Dra. Eunice Ribeiro Durham
                   (Diretora Científica do Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior da USP)
16h20min - Debate mediadora Profa. Dra. Sueli Mara Soares P. Ferreira
                  (Diretora Técnica do SIBiUSP)
17h - Encerramento e Coffee Break


--------------------------------------------------------------------------------
Organização:
Biblioteca – CCSC/USP - http://www.pcasc.usp.br/ser_biblioteca.htm
Biblioteca – CDCC/USP - http://www.cdcc.usp.br/bibli/
Biblioteca “Prof. Achille Bassi” - ICMC/USP - http://www.icmc.usp.br/~biblio/
Biblioteca “Prof. Dr. Antônio Gabriel Atta” - FOB/USP - http://www.fob.usp.br/biblioteca/Serviço de Biblioteca - EESC/USP - http://www.eesc.usp.br/biblioteca/
Serviço de Biblioteca e Informação – IQSC/USP - http://www.iqsc.usp.br/sbi/
Serviço de Biblioteca e Informação “Prof. Bernhard Gross” – IFSC/USP - http://www.biblioteca.ifsc.usp.br/
Apoio:
Departamento Técnico do SIBiUSP - www.bibliotecas.usp.br
IPTV USP - www.iptv.usp.br

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conteúdos Curiosos


Para curiosos digitais, nada melhor que conteúdos digitais curiosos. É sobre estes últimos que um pequeno, mas interessante editorial do The New York Times  faz alguns comentários – não curiosos, mas pertinentes sobre o comportamento de leitura na era dos livros digitais.

Aqueles que gostam de garimpar sebos, podem agora garimpar sites de e-books, e o que é melhor, e-books grátis! Tudo o que se encontra sob domínio público está sendo disponibilizado na rede.

Os leitores não precisam mais se preocupar caso não tenham lido ainda esta ou aquela obra, elas estão disponíveis 24 h por dia, ao alcance de qualquer um que navegue por esse reino digital. O texto cita que é possível encontrar desde títulos que talvez jamais venham a ser lidos, como por exemplo “How to Be Happy Though Married”, de 1886, ou “the Farmers’ Bulletin: House Rats and Mice”, até edições caprichadas de clássicos como a soberba coleção “British Library 19th Century Collection”.

O autor finaliza ponderando que a decisão de se digitalizar tudo que se encontra sob domínio público é bem-vinda, pois, no meio do dilúvio de obras digitalizadas você poderá encontrar agradáveis surpresas, como algumas que ele encontrou, por exemplo, neste site: Manybooks.net .


Acesse também outros sites de e-books e descubras suas próprias surpresas e curiosidades:







Fonte:

Curious Contents of the DigitalLibrary



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Global Health TV

A Global Health TV divulga vídeos de trabalhos realizados por organizações de saúde ao redor do mundo. Seu público alvo são os profissionais de saúde, fundações de saúde, agências governamentais e institutos acadêmicos.

Muitas organizações que apresentam seus trabalhos nela operam em áreas remotas, onde anteriormente era difícil a divulgação das melhores práticas de saúde adotadas nessas regiões.

A TV apresenta vídeos, notícias e entrevistas sobre saúde infantil, vacinas, HIV-AIDS, saúde da mulher, sistemas de saúde, tuberculose, malária, saúde mental, ambiental  e outros.


Acesse:


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs


"Três maçãs mudaram o mundo: a de Adão, a de Newton e a criada por Steve Jobs" (anônimo)


Essa frase, em homenagem a Steve Jobs, circulou ontem pelas redes e mídias sociais. Sua maçã inovou e iniciou uma revolução em nossa época, e, para não deixarmos passar em branco, selecionamos dois textos da The Economist e uma linha do tempo publicada no The New York Times:


The magician: the revolution that Steve Jobs led is only just beginning


A genius departs: the astonishing career of the world’s most revered chief executive

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mulheres na Ciência: Elena Lucrezia Cornaro Piscopia (1646-1684)

Apresentamos mais um capítulo do  livro Women in Science, publicado pela Comissão Européia de Investigação, em tradução livre nossa: 



O Prodígio de Veneza


Nascida na aristocracia veneziana, Elena Piscopia brilhou desde tenra idade. Veneza tinha sido o principal centro do Renascimento na Itália, e Piscopia continuou a tradição iniciada pelos seus antecessores masculinos, tais como Leonardo da Vinci, sendo uma polímata.

Seu pai, Giovanni Baptista Cornaro Piscopia, ocupante do alto cargo de procurador de São Marcos na República de Veneza, foi o responsável pelo incentivo à genialidade da filha, proporcionando-lhe as melhores oportunidades de aprendizagem que existiam na época e advogando em sua causa nos corredores da academia, os quais eram dominados exclusivamente por homens.

Ainda criança Elena ganhou o título de Oraculum Septilingue’ devido ao seu plurilinguismo. Nessa época começou a apresentar grande capacidade de raciocínio. Também possuía talento musical, dominando o cravo, o clavicórdio, a harpa e o violino, bem como compondo músicas.

Antes dos vinte anos, sua paixão pela Teologia e Filosofia levou-a a querer entrar para a ordem dos Beneditinos, chegando a usar o hábito, não se tornando, porém, freira. Ao invés disso, seu pai persuadiu-a a entrar na Universidade de Pádua em 1672, a terceira universidade mais antiga da Itália, fundada em 1222, onde ela tornou-se a primeira mulher européia a conseguir um doutorado. Esse evento singular fez com que ela fosse respeitada e admirada por toda a Europa.

Apaixonada pela aprendizagem e pela caridade aos necessitados rejeitou inúmeros pretendentes, dedicando-se a essas atividades. Morreu em 1684, sendo enterrada na igreja de Santa Giustina de Pádua. Uma estátua dela foi erigida na universidade e uma medalha emitida em sua honra.

A linguagem do aprendizado

Com o encorajamento dado pelo pai, ela acreditava fortemente na sua inteligência e habilidades e queria ser reconhecida por isso. Com sete anos começou sua educação clássica, estudando latim e grego, bem como gramática e música. Ela rapidamente dominou essas duas línguas, além de espanhol, francês, árabe e hebreu.  Mais tarde seus estudos incluíram Matemática, Filosofia e Teologia. Na universidade de Pádua ela se sobressaía e seu brilho tornava-se aparente para qualquer pessoa que a conhecesse. Devido ao seu forte interesse em assuntos teológicos, ela inscreveu-se mais de uma vez para o doutorado em Teologia.


Questões teológicas espinhosas

No entanto, se lhe fosse conferido o grau de doutora em Teologia, automaticamente ela teria garantido também, o direito a pregar – o que era contra a posição da igreja, pois à mulher era dado somente o direito de “aprender em silêncio, com subordinação”, de acordo com Timóteo I: 11-12. Assim, sua vontade de cursar  Teologia causou confusão e resistência entre o clero. Eles então lhe ofereceram a alternativa para inscrever-se no doutorado em Filosofia.

O seu exame de doutorado seria realizado no hall da universidade, mas, devido ao grande número de pessoas que queriam assisti-lo, transferiram-no para a Catedral da Virgem Abençoada, na cidade. Elena falou durante uma hora, em latim clássico, explicando passagens difíceis da obra de Aristóteles selecionadas randomicamente. Seu desempenho impressionou seus examinadores, conseguindo assim, em 1678, aos 32 anos, o grau de doutorado. 


Realizações Científicas

No mesmo ano em que conseguiu o grau acadêmico almejado, tornou-se lecturer em Matemática na Universidade de Pádua. Seus escritos, publicados postumamente em Parma em 1688 incluem discursos acadêmicos, traduções e tratados devocionais. Ela tornou-se membro de várias academias e sociedades por toda a Europa, e era visitada regularmente por estudiosos estrangeiros.

-------


O exemplo de Elena Piscopia tem inspirado gerações de mulheres e homens de todas as idades. Um exemplo recente de uma última influência sua foi o livro intitulado The Lady Cornaro: pride and prodigy of Venice, by Jane Howard Guernsey, publicado em 1999. Foi o primeiro estudo profundo da sua vida.




Fonte:
Elena Lucrezia Cornaro Piscopia: the prodigy of Venice. In: Women in Science. European Commission. 2009. p. 22-25

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Congresso Internacional SIBiUSP 30 anos


Congresso Internacional SIBiUSP 30anos – O FUTURO DO 
CONHECIMENTO UNIVERSAL



DATA: 07 e 08 de outubro de 2011LOCAL: Auditório Parlatino da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Memorial da América Latina – Portão 10 - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo/SPPÚBLICO ALVO: pesquisadores, profissionais, docentes e alunos em geral interessados nas questões referentes à gestão do conhecimento e da informação.

TOTAL DE ASSENTOS DISPONÍVEIS: 600 (será respeitada a ordem de inscrição caso se exceda o limite)




Sexta-feira, 07 de Outubro de 2011


8h30min – Credenciamento
9h30min às 12h30min – Mesa 1: O futuro do livro
  • Galeno Amorim – Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) (COORDENADOR DA MESA) (Brasil)
  • Brandon Butler – Policy Initiatives-Association of Research Library (EUA) – How to change copyright without changing the law: fair use and Open Access in the U.S.
  • Jean Claude Guedón – Université de Montréal / OAPEN (Open Access Publishing in European Networks) (Canadá) – The future of the book: reshaping the sociology and the society of texts
  • Roberto Bahiense – Nuvem de Livros/Gol Grupo (Brasil) – Nuvem de Livros – democratização do acesso ao conhecimento
14h30min às 17h30min – Mesa 2: O futuro do acesso ao conhecimento para pessoas com necessidades especiais
  • Linamara Rizzo Battistella – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COORDENADORA DA MESA) (Brasil)
  • Albert K. Boekhorst – Information Literacy Section – IFLA / UNESCO (Holanda) – Access to Information and persons with special needs
  • Mara Gabrilli – Câmara dos Deputados (Brasil)
  • Tone Eli Moseid – Library Services to People with Special Needs Section - IFLA (Noruega) – Libraries driving access to all

Sábado, 08 de Outubro de 2011

8h30min – Credenciamento
9h30min às 12h30min – Mesa 3: O futuro da produção científica e intelectual
  • Rosaly Favero Krzyzanowski – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP (COORDENADORA DA MESA) (Brasil)
  • Antonio M. Cunha – Universidade do Minho (Portugal)
  • Juan Carlos Lara – ONG Derechos Digitales (Chile) – Digital formats and open access: embracing openness in Latin America
  • Stuart Shieber – Office for Scholarly Communication – Harvard University (EUA) – Is an open-access future impossible?
14h30min às 17h30min – Mesa 4: O futuro das bibliotecas
  • Sueli Mara Soares Pinto Ferreira – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (COORDENADORA DA MESA) (Brasil)
  • David Palmer – Scholarly Communications Team Leader, The University of Hong Kong (Hong Kong) – Techno-Change in Libraryland: current trends, extrapolated futures
  • Mandy Stewart – British Library (Inglaterra) -The Future of Libraries – a view from a National Library
  • Pedro Puntoni– Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Brasil) – Brasiliana USP, plataforma corisco, rede memorial: perspectivas para as bibliotecas no futuro

Secretário GeralEloy Rodrigues – Serviços de Documentação, Universidade do Minho (Portugal)
Observadora InternacionalMalgorzata Lisowska Navarro – Sistema de Bibliotecas, Universidad del Rosario (Colômbia)

Para participar do congresso via Twitter utilize a hashtag #SIBiUSP30
 Twitter do Sibi é: @SIBi_USP