sexta-feira, 8 de maio de 2020

O ciclo de vida dos megajournals


[trad. livre de https://bit.ly/2LijH41]:

Os megajournals são o “coração” do modelo de publicação Open Access (AO), liderando seu crescimento nos últimos 15 anos. Títulos como PLOS ONE e Scientific Reports são grandes sucessos comerciais e de influência. No entanto, o sucesso comercial dos megajournals não é garantido, e seu desempenho a longo prazo tem se mostrado relativamente não confiável, introduzindo incerteza em um setor que tem sido particularmente atraente para os investidores por sua capacidade de gerar crescimento baixo, mas sustentável.

Os megajournals são definidos como journals que são ‘designados para serem muito maiores que um journal tradicional, exercendo baixa seletividade entre os artigos aceitos’, significando que eles não rejeitam artigos por falta de novidade ou expressividade, desde que sejam originais e cientificamente sólidos. Além disso, eles aceitam artigos de várias disciplinas e constituem-se Open Access, cobrando as taxas de processamento de artigos, as APCs - article processing charges.

Três journals que se encaixam nessa definição e tiveram sucesso comercial são PLOS ONe, Scientific Reports e IEEE Access.

Leia o texto original e completo em:

https://scholarlykitchen.sspnet.org/2020/05/07/guest-post-the-megajournal-lifecycle/?informz=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário