segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Prevenção e Manejo da Sífilis

Fonte: http://ribeirao.usp.br/?p=18721

Os casos de infecção por sífilis no Brasil aumentaram mais de 5.000% entre 2010 e 2015, passaram de 1.249 para 65.878, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Para informar a população sobre as formas prevenção, diagnóstico e tratamento, pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP produziram vídeo educativo.

“O principal objetivo foi oferecer à população um material educativo atualizado e com base nas recomendações científicas para auxiliar na compreensão desse problema de saúde e das práticas seguras”, afirma Policardo Gonçalves da Silva, autor do vídeo, que é resultado de seu mestrado Assistência de enfermagem para prevenção e manejo da sífilis: validação de material educativo,orientado pela professora Soraia Assad Nasbine Rabeh da EERP.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que pode ser transmitida por meio da relação sexual desprotegida, isto é, sem o uso do preservativo, ou de mãe para filho durante a gestação ou parto. Sua classificação se dá pelo tempo de infecção, bem como pela presença de manifestações clínicas, sendo dividida nos seguintes estágios: Primária, Secundária, Latente, Terciária, Sífilis em gestante e Sífilis Congênita.
A prevenção desta infecção se dá por meio de prática sexuais seguras, como por exemplo, o uso do preservativo em todas as relações sexuais, e no caso das gestantes e da(s) parceria(s) sexual(is) é indispensável o acompanhamento e testagem rápida durante as consultas do pré-natal.

O diagnóstico pode ser feito por meio do teste rápido disponível nas Unidades Básica de Saúde (UBS), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), oferecendo o resultado em cerca de 30 minutos. Caso o resultado seja reagente, os profissionais de saúde direcionam o usuário para os procedimentos necessários acerca do tratamento e acompanhamento.
O curta já está disponível no YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário