terça-feira, 21 de agosto de 2018

Seis coisas para fazer agora que você tem um ORCID ID

by Alice Meadows

1 - Principal e mais importante: usar seu  ORCID iD e fazê-lo trabalhar para você: habilitar auto-atualizações de outros sistemas, tais como, ResearcherID, SCOPUS e CrossRef. Mantenha sua informação atualizada, inclua seu iD quando for solicitado nas submissões de papers, bolsas, etc. Certifique-se de que ele esteja “linkado” a outros identificadores e arquivos que você usa, como o ResearcherID e SCOPUS, e também o inclua em seu currículo, seu site, sua assinatura eletrônica, etc.


2 - Reserve 30 segundos extras para adicionar sua afiliação e todas as variações do seu nome no registro – estas podem incluir quaisquer abreviações que você use profissionalmente (iniciais e/ou apelido, por exemplo), bem como outros nomes que você possua ou é conhecido. A configuração do ORCID permite muitos nomes, variações e combinações de nomes. Esses dados extra permitem distinguir você de outras pessoas que possuem o mesmo nome, mesmo que façam uma busca somente pelo seu primeiro nome.

3 - Também é importante aprimorar a recuperação de seus trabalhos usando o buscador do ORCID – para isso você deve providenciar a colocação de  “links” dos resultados de suas pesquisas dentro do seu registro ORCID. Com isso você poderá também ser capaz de providenciar rapidamente informações para “aplicar” para trabalho (emprego), promoção, bolsas de pesquisa, etc. É possível também usar o Uber Wizard para adicionar detalhes do financiamento de sua pesquisa.

4 - Outra coisa interessante que você pode fazer para incrementar seu ORCID é adicionar suas contas nas redes sociais: Twitter, Facebook, LinkedIb, Academia.edu,  ResearchGate, Mendeley, Website, etc.

5 - Seu ORCID vêm com seu próprio QR code, não esqueça de baixá-lo e usá-lo!

6 - Informe seus amigos e colegas que você tem um ORCID e os encoraje a se cadastrarem também. Quanto mais pessoas se registrarem e usarem seus iDs, mais perto todos estaremos do objetivo de alcançarmos a solução do problema das ambiguidades de nomes na comunicação científica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário