Intitulado “The OA effect: How does open access
affect the usage of scholarly books?”, o relatório foi publicado em novembro de 2017 e é a
primeira grande análise comparativa de dados de uso para livros em acesso
aberto (OA) e livros em formato convencional.
As descobertas mostram que há benefícios em publicar um livro em acesso aberto. Para o levantamento, foram incluídos na análise de downloads 216 livros em Open Access (OA) e 17.124 livros não-OA.
Benefícios observados:
O livro disponível em acesso aberto é baixado sete vezes mais: Em média, são quase 30.000 downloads de capítulo por livro em acesso aberto no primeiro ano de publicação. Sete vezes mais do que no caso de um livro convencional, conforme demonstra o Gráfico 1, abaixo.
- O livro é citado 50% mais: As citações são, em média, 50% maiores para livros de acesso aberto, ao longo de um período de quatro anos.
- Os livros disponíveis em acesso aberto são mencionados 10 vezes mais que os livros não disponíveis em acesso aberto durante um período de três anos.
- Entrevistas realizadas com autores e com agências financiadoras também revelaram alguns temas comuns:
- – Livros em acesso aberto proporcionam maior visibilidade às obras. Tanto para financiadores quanto para autores, a principal motivação em publicar em acesso aberto é a garantia da maior distribuição possível dos resultados da pesquisa científica.
- – Vários entrevistados argumentaram que o acesso aberto não é apenas um modelo de publicação, mas também um meio de abordar a questão da igualdade de acesso ao conhecimento e de garantir que a pesquisa financiada com verba pública esteja disponível a todos.
- – Informações sobre o impacto do acesso aberto: Tanto autores quanto agências financiadoras mencionaram a falta de dados sobre o impacto e implicações de se publicar livros em acesso aberto.
Leia a matéria completa em:
Relatório da Springer-Nature analisa como o acesso aberto influencia o uso e impacto dos livros científicos
Acesse o relatório
Nenhum comentário:
Postar um comentário