sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CAPES: Acesso remoto via CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.
As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedores de identidade (IdP) e como provedores de serviço (SP). A RNP é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.     

Clique abaixo e saiba mais:




sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Como identificar publicadores predadores


Publicadores predadores são aqueles que cobram uma taxa dos autores para garantirem a publicação do artigo de forma rápida, sem que o paper passe pelo processo de peer review.
Muitos pesquisadores tornam-se presas fáceis desses publicadores e acabam por publicar em revistas de baixa qualidade e nocivas tanto para o próprio autor, como para a ciência de modo geral.
Assim, é aconselhável que os autores aprendam a identificar as publicações predatórias e saibam diferenciá-las das boas publicações.
Abaixo, compartilhamos uma checklist preparada pela Editage com os principais critérios para a identificação de editores perigosos: