terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rede de Informação e Conhecimento, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

A Rede de Informação e Conhecimento, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), foi certificada como Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Ela é resultado do projeto Gestão de Informação Técnico-Científica realizado em 2006 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) em parceria com a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão de informação e conhecimento técnico-científico em saúde no Estado de São Paulo, por meio do acesso equitativo e universal à informação relevante em saúde utilizando o modelo de gestão de informação e conhecimento da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS.

Em 2009, o sucesso dos resultados obtidos com o Portal Rede de Informação e Conhecimento, e a necessidade da promoção e melhoria dos serviços de informação do Portal, resultou em novo projeto Ampliação dos serviços de informação da Rede de Informação e Conhecimento da SES-SP, com duas linhas de ação:

1 - Fortalecimento da comunicação científica dos Institutos de Pesquisa da SES-SP

2 - Melhoria na operação das fontes de informação do Portal

A rede possibilita o acesso referencial e em alguns casos, à obra no todo, das produções técnico-científicas de institutos tais como: Butantan, Lauro de Souza Lima, Pasteur, Emílio Ribas, Adolfo Lutz, e vários outros.




 
 
Fontes:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ciências e Artes ao alcance do público

O Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de Ribeirão Preto apresenta o Ciclo de Palestras "Ciências e Artes ao alcance do público".

Dia 30 de novembro teremos a palestra "Gaia, Medéia e o monstro de Frankenstein: reflexões sobre as extinções, o papel dos terráqueos e a patética busca por intencionalidade na dinâmica de um planeta mutante". que será apresentada pelo Prof. Dr. Max Cardoso Langer, Departamento de Biologia da FFCLRP-USP.

Local: ECEU - Espaço Cultural e de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Av. 9 de Julho, 980.

Sala Acácia

Horário: 17h30

Entrada gratuita.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Diretora do DT-SIBi/USP, Profª. Sueli Mara Ferreira participa da 1ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto



O objetivo da Conferência é reunir as comunidades brasileiras e portuguesas que estão desenvolvendo projetos e serviços voltados ao acesso aberto/acesso livre à informação e ao conhecimento.

Realizado entre os dias 25 e 26 de novembro, na Universidade do Minho, em Portugal, o evento é resultado do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia do Brasil e em Portugal em Outubro de 2009.

A Profa. Sueli Mara Ferreira (ECA/SIBiUSP) apresentou a Comunicação:

“REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: a experiência da Universidade de São Paulo”

Também participam da Conferência a professora Regina Silveira (EPUSP/IPTV) e o professor Edson Gomi (EPUSP/Brasiliana).


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Flora Brasiliensis



A Flora Brasileira é considerada a mais rica do mundo, possuindo a maior biodiversidade vegetal do planeta, com mais de 55 mil espécies de plantas superiores e cerca de 10 mil de briófitas, fungos e algas, um total equivalente a quase 25% de todas as espécies de plantas existentes. (http://www.brazil.ru/pt/nature/flora)

Toda essa riqueza e diversidade vegetal começou a ser levantada no século XIX, pelos cientistas alemães Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), August Wilhelm Eichler (1838-1887) e Ignatz Urban (1849-1931), resultando na obra Flora Brasiliensis, cujo primeiro volume foi publicado em 1840, e o último – dos quinze volumes que a compõem, em 1906. Patrocinada pelo imperador da Áustria, Ferdinando I, pelo rei da Baviera, Ludovico I, e pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II, levou mais de meio século para ser concluída, e ainda hoje é considerado o mais completo levantamento da flora brasileira, sendo utilizada na identificação de plantas e como referência para estudos em botânica do Brasil e de outros países da América do Sul.

Ela contém tratamentos taxonômicos de 22 767 espécies, a grande maioria de angiospermas. Os 15 volumes são divididos em 40 partes, num total de 10 367 páginas. Além das descrições taxonômicas, todas em latim, a Flora Brasiliensis contém 3 811 litografias, que ajudam na identificação de espécies.

Martius percorreu cerca de 10 mil quilômetros por terras brasileiras ao longo de três anos, registrou observações e dados de 20 mil espécies de plantas em quatro dos cinco principais ambientes naturais brasileiros – Cerrado, Caatinga e as florestas Atlântica e Amazônica.

O roteiro da viagem começou nas imediações da Corte do Rio de Janeiro, continuou em São Paulo e Minas Gerais. A expedição cruzou a Bahia, seguindo depois para Pernambuco, Piauí e Maranhão. De navio, rumou para Belém e subiu o Amazonas até o Solimões.

E agora, a melhor notícia: essa obra monumental está disponível para consulta na internet. O trabalho de adaptação da Flora Brasiliensis para o meio digital foi realizado pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A digitalização das imagens para o site foi feita pelo Jardim Botânico de Missouri, nos Estados Unidos.

A versão on-line da obra traz os 3,8 mil desenhos, que podem ser consultados pelo nome científico de cada espécie, pelo volume ou pela página da obra impressa. Traz também os textos com as descrições de quase 23 mil espécies.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Avanços e Perspectivas da Ciência no Brasil, América Latina e no Caribe 2010


A Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove entre 29/11 e 3/12, em sua sede, mais um de seus seu tradicionais encontros científicos anuais, que reunirá alguns dos principais pesquisadores da região para relatarem os avanços do conhecimento em suas áreas de atuação. Este é um evento internacional de alto nível, com pesquisadores de ponta em suas áreas, que certamente contribuirá para a ampliação dos conhecimentos e da rede de contatos dos participantes.

Leia mais aqui!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Teatro Pedro II e Biblioteca Padre Euclides: homenagens

A revista Revide realiza ação em homenagem a dois patrimônios culturais de Ribeirão Preto: Theatro Pedro II, com o lançamento de um livro contando a história do teatro que comemorou 80 anos em outubro passado; Biblioteca Padre Euclides, promovendo um espetáculo com a renda revertida para compra de ar condicionado para o auditório da entidade.

As homenagens serão simultâneas, ou seja, a aquisição do ingresso para o espetáculo dará direito a um livro, lançado na data.

Programa:

Abertura Os mestres cantores - Richard Wagner

Ópera A Flauta mágica - Mozart
Abertura
Ária "Ach, ich fühls " - Solista: Renata Ferrari
Dueto Papageno - Solistas: Wladimyr de Carvalho e Yuka de Almeida Prado

Ópera As bodas de Fígaro - Mozart
Ária "Deh vieni non tardar" - Solista: Andrea Balbino

Ópera Cosi fan tutti - Mozart
Terzeto - Solistas: Snijana Drahan, Andréia Balbino e Wladimyr de Carvalho

Ópera Lakmé - Delibes
Ária das Flores - Solistas: Snizhana Drahan e Yuka de Almeida Prado

Ópera Carmen - Bizet
Abertura
Canção do Toreador - Solista: Wladimyr de Carvalho

Ópera L'elisir D'amore - Donizette
Ária "Una furtiva lacrima" - Solista: Jean Wiliam

Ópera La Bohème - Puccini
Ária "Quando m'en vo" - Solista: Yuka de Almeida Prado

Ópera Nabuco Donosor - Verdi
Vá pensiero Coro

Ópera La Traviata - Verdi
Brindise - Solista: Renata Ferrari e Jean Wiliam
Coro da Escola de Canto e Coral da AMRP

Ópera O Turandot — Puccini (Final)
Coro da Escola de Canto e Coral da AMRP
Regente do Coro: Snizhana Drahan

Lançamento do livro e espetáculo:

dia: 24/11/2010 — 4ª feira

hora: 20h
local: Theatro Pedro II
Ribeirão Preto
ingresso: R$ 60,00 (pode ser adquirido na Revide — Rua Heitor Chiarello, 882 — ou na bilheteria do teatro) com direito a um livro

Fonte: Informativo das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Unesco lança relatório sobre a Ciência no mundo (e no Brasil)

O objetivo do documento é apresentar análises sobre a evolução histórica do setor de ciências por regiões e servir como subsídio complementar para o desenho e avaliação de políticas de ciência e tecnologia nas várias regiões do planeta. No Relatório deste ano, o Brasil é o único país da América do Sul a ser contemplado com um capítulo exclusivo, o que mostra a influência e importância regional do país neste campo.

O relatório é um espelho do desenvolvimento mundial da ciência.“Ele mostra como a proliferação da informação digital e das tecnologias de comunicação estão modificando cada vez mais a imagem global”, explica a Diretora-geral da UNESCO , Irina Bokova.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mais Ciência e Educação

Selecionamos abaixo, dois artigos sobre Ciência e Educação:

O primeiro, de Isaac Roitman:

"Para ele, o conhecimento científico é o capital mais importante do mundo civilizado e investir nesse conhecimento irá contribuir para que os seus resultados estejam ao alcance de todos".
JC e-mail 4133, de 09 de Novembro de 2010
***

"Na Educação, no entanto, ao compararmos nossos índices aos de outros países, mostramos nossos pés de barro" 
JC e-mail 4133, de 09 de Novembro de 2010

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Hackers: um outro olhar


Nelson Pretto, professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dá uma outra visão do que pode ser um “hacker”, em artigo publicado no jornal "A Tarde":

Algumas palavras ganham o imaginário popular por conta de um intenso uso pela mídia, mas com significados equivocados, quase que opostos aos seus sentidos originais.

Para a maioria, os hackers são aqueles nerds que invadem os computadores para roubarem senhas, dinheiro ou realizarem operações fraudulentas. A palavra hacker, contudo (...)

Leia na íntegra:

(JC e-mail 4127, de 29 de Outubro de 2010)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Free Access to all De Gruyter Journals

O Editor De Gruyter , até 15/11 abre o acesso a todos os seus journals.


password: bibli2010


Ao fazer o browse das publicações, certifique-se de ter selecionado a opção Journals.


Boa pesquisa!