Equipe de pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) estão criando tecnologias em computação móvel para auxílio nos serviços de saúde.
O projeto Borboleta: Sistema integrado de computação móvel para atendimento domiciliar de saúde, iniciado em 2007 e apoiado pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI (Tecnologia da Informação), investiga ferramentas e metodologias inovadoras para dar suporte a programas de atendimento domiciliar em saúde pública, a fim de contribuir com a melhoria dos serviços de saúde prestados à população de baixa renda.
Funcionará mais ou menos Assim:
Os prontuários são transferidos para o smartphone ainda no centro de saúde. Na casa do paciente, o profissional acessa a documentação do paciente pelo aparelho, atualiza os dados e, ao retornar ao centro de saúde, transfere as informações por meio de uma rede sem fio para o banco de dados da unidade, de onde poderão ser acessadas com mais facilidade por outros profissionais quando for preciso. (fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11998/especiais/computacao-movel-auxilia-servicos-de-saude.htm )
Nenhum comentário:
Postar um comentário