O matemático russo Grigoriy Perelman recusou o prêmio de US$ 1 milhão de dólares oferecido pelo Clay Mathematics Institute anunciado em 18 de março último por ter resolvido a Conjectura Poincaré, formulada pelo famoso matemático francês Henri Poincaré (1854-1912) em 1904. (ver foto abaixo)
A Conjectura Poincaré é considerada uma das questões centrais da Topologia, uma área da matemática que estuda as propriedades geométricas de objetos que não mudam quando são distorcidos, esticados ou encolhidos - constituindo-se num dos mais intricados problemas da matemática.
Durante um século, cientistas em todo o mundo tentaram resolvê-la.
Perelman, que trabalhava no Instituto de Matemática Steklov, em São Petersburgo, resolveu o problema em 2002, colocando a resolução na internet, sem se preocupar em publicá-la numa revista científica.
O comportamento do cientista é tido como a de um homem excêntrico que ama a matemática e cujo objetivo era resolver a formulação de Poincaré. Em 2006 ele já havia recusado o prêmio Fields Medal – equivalente matemático ao prêmio Nobel.
Segundo Simon Singh, escritor britânico especializado em Ciências Matemáticas, "Matemática Pura é um assunto tão esotérico que você faz por amor. Você não faz por dinheiro, por recompensas, por reconhecimento ou medalhas"
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário