quarta-feira, 30 de maio de 2018

Conheça a Plataforma BDPI - USP


http://bdpi.usp.br/


No Brasil, o Currículo Lattes permanece como a principal fonte de informação das atividades desenvolvidas por pesquisadores, fornecendo dados de produção a diversos sistemas e plataformas institucionais. Indicadores gerados por sistemas internacionais de informação como a Web of ScienceScopus e, mais recentemente o Dimensions, têm sido agregados como fontes de dados a algumas plataformas, com maior ou menor sucesso. 

No esteio dessas tendências, a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI) é um sistema de gestão e disseminação da produção intelectual (científica, acadêmica, técnica e artística) gerada pelas pesquisas e atividades desenvolvidas na Universidade de São Paulo (USP).   

Funcionando como metabuscador, a BDPI congrega informações historicamente consolidadas a partir dos registros cadastrados no Dedalus (Banco de Dados Bibliográficos da USP) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da USP, e integra com outros sistemas de informação, extraindo dados do Lattes e de bases indexadoras internacionais como Web of Science, Scopus e Dimensions. Dessa forma, proporciona, a partir de uma única interface, a descoberta, recuperação e rastreabilidade da produção científica e acadêmica dos pesquisadores, departamentos e unidades da Universidade.

Hoje, a Plataforma BDPI reúne mais de 767.800 registros cadastrados de produção intelectual gerada por pesquisadores da USP e 154.800 registros de teses e dissertações defendidas na Universidade. Diariamente esses números são atualizados, à medida que os bibliotecários cadastram novos documentos. Todos os registros podem ser localizados também pelo Google. 


A BDPI pode ser utilizada como plataforma de descoberta de artigos, trabalhos de evento, livros e capítulos de livro, teses e dissertações por assunto, autor e por unidade, expressando competências e especialidades dos pesquisadores da USP. 

A BDPI também pode ser usada como fonte de indicadores e métricas associadas às produções acadêmicas e científicas registradas, apresentando, a partir de facetas, as totalizações de produção por tipo de material, autor, ano de publicação, idioma, título da fonte, editora, idioma, agência de fomento, indexação em bases de dados, entre outras opções de recuperação de dados. Permite ainda a geração de Relatórios que podem ser visualizados na própria interface ou podem ser exportados em formato csv.


O objetivo da Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPIé ampliar a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas na USP. Todos os registros possuem link para o texto completo, quando o mesmo está disponível e acessível na Universidade. De qualquer forma, no cerne da iniciativa está a ideia de promover o acesso aberto (open access) aos documentos na íntegra, democratizando esse acesso e estimulando o compartilhamento do conhecimento gerado.


                                 Leia o artigo na íntegra em:





Fonte: MURAKAMI, T.M. ; DUDZIAK, E.A. Plataforma BDPI revela indicadores e a produção de pesquisadores da USP. Disponível em: <https://www.sibi.usp.br/?p=20319> Acesso em: 30. 05. 2018.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

BMJ Best Practice – Trial na USP

Trial na Usp até 17 de Junho




https://bestpractice.bmj.com/


Best Practice é uma base de medicina baseada em evidências com o conteúdo totalmente em português, facilitando o acesso à informação de ponta para todos os profissionais da saúde — médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, etc — e não somente àqueles que dominam a língua inglesa, pois é totalmente em português.

Seu é conteúdo avalizado e respaldado por BMJ Group, um dos maiores grupos editoriais de medicina e saúde em todo mundo (responsável, entre outras publicações pelo The BMJ — British Medical Journal).

Acesso simultâneo, ilimitado e irrestrito a todos os membros da comunidade acadêmica e de pesquisa da USP.

APP - Disponível offline (sem necessidade de conexão à internet) através do app 
BMJ Best Practice, assegurando acesso ao conteúdo desejado onde é mais necessário: na beira do leito. Necessária a criação de uma conta pessoal no Meu BMJ Best Practice— com a conta criada, o acesso à informação de forma remota será liberado.

Deixe  sua opinião a respeito de BMJ Best Practice: envie sua avaliação para:

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Portal Colaborativo sobre AVC

A proposta do portal Rede ReabAVC, lançado em janeiro, é fornecer, de maneira gratuita e acessível, informações sobre acidente vascular cerebral, conhecido como AVC, para pacientes, familiares, cuidadores e profissionais especializados. Foi idealizado pela professora Camila Torriani-Pasin, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

O site é alimentado por pesquisadores renomados de todas as regiões do País e especializados em diversas áreas da saúde: fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, enfermagem, terapia ocupacional, educação física, psicologia e nutrição. 

Entre os materiais disponíveis, encontra-se uma cartilha de orientações em saúde para pessoas com AVC. Essa cartilha foi desenvolvida pela equipe coordenada pela professora e aborda diversos aspectos da doença, fatores de risco, alimentação, prática de exercícios físicos, adaptações que podem ser feitas em casa para resolver problemas do dia a dia, dicas de segurança, entre outros. O material pode ser impresso e compartilhado.

Além das orientações e informações, a Rede ReabAVC possui um espaço para os pacientes enviarem suas histórias e compartilharem suas dificuldades e superações. As pessoas que trabalham na área também podem se cadastrar. Futuramente, será disponibilizado um banco de dados e serviços desses profissionais especializados.

O conteúdo é apresentado em linguagem simples e direta, no formato de texto ou vídeo, como abaixo:



Acesse e conheça:




quinta-feira, 3 de maio de 2018

Apoio ao Pesquisador




Você conhece a página do Sibi-USP 


Se não, está na hora de conhecer:


Escrita e Publicação Científica
Bases de Dados
Fontes de Informação
Identificação do Pesquisador
Dados de Pesquisa
Gerenciadores de Referências e Citações
Agências e Oportunidades de Financiamento
Integridade e Prevenção do Plágio


Acesse e Confira:







Imagens: