sexta-feira, 16 de setembro de 2016

EERP lança site sobre Capacitação em Parada Cardiorrespiratória

Para capacitar profissionais envolvidos no atendimento de vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR), a professora Andrea Bernardes, a mestre Anazilda Carvalho da Silva e a mestranda Camila Santana Sampaio, todas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP desenvolveram uma plataforma online.
Segundo Anazilda, para profissionais da saúde, a plataforma pode ser utilizada como material de estudo e atualização, assim como material complementar para atividades realizadas em sala de aula, enquanto que, para leigos, a ferramenta pode enriquecer os conhecimentos, já que disponibiliza informação de forma acessível.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dá ênfase ao atendimento da vítima de PCR, pois contém informações e o passo-a-passo de como realizar os primeiros socorros dessas vítimas, tanto para profissionais quanto para pessoas leigas. Visa, também, aprimorar o conhecimento e colaborar com a melhora da qualidade da assistência ao paciente adulto em Parada Cardiorrespiratória.
O site é dividido em sete módulos: Aspectos Históricos, Anatomia e Fisiologia, Biossegurança, Conceitos, Algorítimos, Simulação e Questões. Esses módulos possibilitam um acesso de forma independente e no ritmo do visitante, que avança ou retrocede quando quiser.
Anazilda ainda destaca a relevância desse tipo de plataforma: “A autoaprendizagem de PCR por meio de vídeos e/ou módulos em computador é uma alternativa atual e recomendada pela American Heart Association para a instrução de profissionais e leigos.”
O AVA faz parte da dissertação de Anazilda que tem como título “Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Capacitação em Parada Cardiorrespiratória”, defendida em agosto deste ano no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental.
A plataforma online de Capacitação em Parada Cardiorrespiratória pode ser acessada gratuitamente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário