sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cooperação sim, confronto não – como convencer referees e responder às revisões

[trad. livre nossa do texto de Richard Threlfall]

O autor nós dá 04 dicas de como cooperar com os referees num processo de peer-review para conseguir melhores chances de ter seu paper publicado.


Evitar abordagem combativa

Comportar-se como se estivesse diante de um adversário deve ser uma atitude a ser evitada: “Eu estou certo e você está errado, e este é o fim da história”. Esse tipo de comportamento criará um referee inimigo, quando o que você realmente precisa é de um aliado que o ajude na aceitação do seu paper. Entrar na batalha “autor versus referee” é uma estratégia totalmente fora de questão. O seu objetivo deve ser criar uma atmosfera cooperativa entre você e seus revisores. Um modo de alcançá-lo é tornar óbvio que você aprecia as colocações e conselhos do referee sobre seu trabalho, até se você não concorda com tudo o que ele diz. E em sua resposta, agradeça-os pelo tempo e esforço que dispenderam na revisão do seu paper.


Não ignorar os comentários do referee

Ignorar os comentários com os quais você não concorda também não é uma boa ideia. Se você não se empenhar em discuti-los com o referee, ele provavelmente também não se empenhará para a publicação do seu paper. Não esqueça que os referees voluntariamente destinam seu tempo nas avaliações de trabalhos para publicação, assim, coloque-se no lugar deles, e se imagine gastando o seu tempo para aconselhar alguém que simplesmente ignora seus comentários. Você se sentirá bastante desmotivado para uma próxima avaliação, e talvez até mesmo irritado. Imagine o que acontecerá quando você receber numa próxima avaliação, outro paper da mesma pessoa que ignorou seus comentários! Assim, não ignore os comentários dele – atitude que o ajudará a manter uma boa reputação, pois você deve considerar que esse referee poderá  no futuro ser o revisor de muitos outros trabalhos seus.


Convidar o referee a uma discussão honesta e aberta

Um dos melhores caminhos para criar um espírito de cooperação com os revisores é discutir as limitações do seu paper no próprio paper.  Falar sobre as fraquezas do seu trabalho pode parecer estranho, mas devemos lembrar que a ciência nunca é perfeita e os referees sabem disso. Expor honestamente os prós e os contras do seu trabalho dá ao referee menos material para criticá-lo, uma vez que você já estará respondendo algumas de suas questões antes que ele tenha a chance de fazê-las. Uma discussão aberta sobre as inadequações presentes no seu trabalho irá também convencê-lo de que você está interessado numa discussão científica genuína e não tem nada a esconder.


Seja convincente evitando o confronto

Se você achar os comentários do referee simplesmente errados ou não consistentes com o que seus resultados apresentaram, você deve convencê-lo de sua posição sem criar um conflito. A chave para isso é reconhecer que as ideias do referee são válidas e que você entendeu o seu ponto de vista. Você então deve guiá-lo a enxergar como as ideias dele e as suas são fundamentalmente muito compatíveis, mas que as evidências experimentais mostram que as suas ideias estão corretas. Por exemplo: “Nós inicialmente tivemos a mesma ideia porque nós também pensamos X, mas essa ideia estava incorreta porque os dados então apresentaram Y. Nós retornamos ao laboratório e testamos a ideia Z, a qual foi provada estar correta”.


Qualquer que seja a experiência que você tenha durante o processo de peer-review, existe dois aspectos importantes a serem considerados: primeiro:  todos os envolvidos são humanos. Segundo: o peer-review deve ser considerado como uma discussão sobre o seu paper, e não um exame no qual você precisa passar. Como em qualquer discussão na qual você tenta persuadir alguém sobre alguma coisa, o modo como você apresenta seus argumentos durante o processo terá um grande efeito sobre como seu trabalho será julgado. Você deve aproveitar cada oportunidade para preparar o caminho para a aceitação. Irá valer a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário