segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Novo agregador de publicações periódicas de acesso aberto

Novo agregador de publicações  periódicas de acesso aberto é lançado como sendo  o primeiro agregador multidisciplinar de journals e papers de acesso aberto. O Paperity - como é chamado - segundo seu idealizador, o polonês Marcin Wojnarsky, irá conectar  autores com leitores, impulsionar a disseminação de novas descobertas e consolidar  a academia em torno da literatura de acesso aberto.

O agregador contém mais de 160.000 artigos de 2.000 journals acadêmicos e o número vêm aumentando. Seu objetivo é cobrir 100% da literatura de acesso aberto em três anos.

Para alcançar isso, o Paperity utiliza uma tecnologia para indexação de artigos desenhada por Wojnarsky. Segundo ele, seu sistema  indexa somente papers acadêmicos verdadeiramente revisados por pares e filtra entradas irrelevantes, como trabalhos de alunos ou versões preliminares de papers – os quais entram facilmente em outros agregadores e sistemas de busca.

O perfil multidisciplinar do Paperity vem de encontro às necessidades atuais de acesso amplo a vários campos de pesquisa, muitas vezes fora da área de investigação específica do pesquisador. Desse modo, ele cobre ciência, tecnologia, Medicina, Ciências Sociais, humanidades e artes. Segundo Wojnarsky existem sites similares como o PubMed Central (PMC), que também agrega journals de acesso aberto mas é limitado às Ciências da Vida. 
Outro serviço similar é o Directoryof Open Access Journals  (DOAJ), que indexa artigos de múltiplos periódicos de variadas disciplinas, mas não providencia agregação, somente indexação: apresenta metadados de artigos, mas direciona o acesso ao texto completo para sites externos. Além disso, tanto o PMC quanto o DOAJ impõem exigências técnicas pesadas sobre as publicações participantes, o que limita o escopo da agregação. Já o Paperity se adapta a qualquer tecnologia que um determinado periódico utilize.

O Paperity também mantém parceria com o the EU Contest for Young Scientists, a maior feira de ciências da Europa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário