sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Autoria na pesquisa científica: quem fez o quê

Há tempos os trabalhos de pesquisa não são mais trabalhos de uma única pessoa, principalmente nas áreas biológicas e da saúde. A pesquisa colaborativa  produz papers com um grande número de autores – até mesmo dezenas deles – o que gera dificuldade de saber quem fez o quê: quem concebeu o estudo? quem são os colaboradores? quem foram os responsáveis  pela redação, pela análise dos dados, e assim por diante.  A falta de transparência nas atribuições de cada pesquisador  gera  problemas éticos como por exemplo, disputas de autorias, inclusão – por variados motivos - de pesquisadores que não tiveram participação alguma no trabalho e grupos de pesquisadores que alternam os nomes nas publicações.
Visando solucionar essas distorções e tornar as participações de cada um mais precisas,  alguns pesquisadores estão propondo o preenchimento de uma taxonomia que identifica as atribuições na pesquisa quando da submissão do paper ao editor.


O projeto piloto do software começou a ser testado em 2012 nas áreas biomédicas, obtendo resultados positivos.  Para dar continuidade ao desenvolvimento da taxonomia, seus idealizadores pretendem  unir-se ao National Information Standards Organization para desenvolvê-la e aperfeiçoá-la testando-a em outras áreas.


Leia sobre o projeto: 



Leia mais sobre o assunto:






Nenhum comentário:

Postar um comentário