quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Usando palavras-chave para otimizar as buscas aos artigos

Em tempos de Google e Altmetrics é fundamental otimizar as buscas pelo seu artigo. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso por meio das palavras-chave escolhidas. Quem dá as dicas é a consultora de marketing para publicações Anne-Marie Green, colunista do blog da editora Wiley:


Pense nos assuntos que as pessoas possam buscar para encontrar seu artigo:

A frase, ou as primeiras 3 ou 4 palavras que primeiro vierem à sua mente são as que mais descrevem o seu artigo. Nos dois títulos do exemplo abaixo é possível identificar palavras-chave e termos de buscas já inseridos neles:  “Ocean Acidification and Its Potential Effects on Marine Ecosystems” and “Nanomaterials in the environment: Behavior, fate, bioavailability, and effects.”

Use ferramentas para auxiliá-lo:

Existem algumas ferramentas gratuitas que ajudam a encontrar quais termos relacionados ao assunto do seu artigo são palavras-chave populares/termos mais buscados. (estes sites selecionam algumas: (http://www.iacquire.com/blog/the-best-free-premium-keyword-research-tools/, http://www.webpronews.com/keyword-planner-alternatives-for-keyword-research-who-will-rise-to-the-challenge-2013-09, http://moz.com/blog/keyword-volume-tools)


Tenha certeza de que as palavras-chave escolhidas estejam refletindo precisamente o conteúdo do seu artigo

Use as palavras-chave para sua vantagem:

Existe algum outro nome ou acrônimo para um conceito, estudo, composto, etc. que você esteja descrevendo em sua pesquisa? Inclua-o!

Repita as palavras-chave em seu abstract de modo que façam sentido:

É importante repetir as palavras-chave no abstract, mas se assegure de que essa repetição não comprometa o seu principal objetivo, que é comunicar brevemente o conteúdo do artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário