quarta-feira, 10 de julho de 2013

A integração da informação em saúde: O SNOMED CT

Neste novo artigo, a Profa. Maria Cristiane B. Galvão aborda a necessidade de integração das informações sobre os pacientes no SUS, pois a dispersão das informações em diversos locais de atendimento, além de prejudicar o paciente – cujas informações clínicas  se encontram incompletas, também provoca o retrabalho, uma vez que em locais de atendimento diferentes, o profissional de saúde não possuirá as informações sobre o estado anterior de saúde do paciente.

Considerando esses e outros aspectos, em 31 de agosto de 2011, por meio da Portaria n.2073 do Ministério da Saúde, o Brasil regulamentou o uso de padrões de interoperabilidade para sistemas de informação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, nos níveis Municipal, Distrital, Estadual e Federal, e para os sistemas privados e do setor de saúde suplementar.

Com base nessa portaria é discutido no artigo  a necessidade de se considerar  sobre o uso de um conjunto de padrões, dentre os quais a Nomenclatura Sistematizada de Medicina – Termos Clínicos (Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms,SNOMED CT), “para a codificação de termos clínicos e mapeamento das terminologias nacionais e internacionais em uso no país, visando suportar a interoperabilidade semântica entre os sistemas.”

A SNOMED CT pode ser usada para representar, recuperar e analisar dados clínicos, sendo composta, atualmente, por cerca de 311.000 conceitos ativos, 800.000 descrições e sinônimos, e 1.360.000 relações entre termos. Logo, pode-se imaginar que para usar essa terminologia no Brasil será necessário um grande e extenuante trabalho de pesquisa, tradução e harmonização terminológica para a língua portuguesa, que poderá demorar anos ou décadas, a depender dos investimentos dispensados pelo Brasil para esse processo.

Para mostrar a abrangência da SNOMED CT e de suas hierarquias, o texto apresenta alguns exemplos que foram traduzidos para o  português de forma livre pela autora.
Finalizando, o artigo seleciona três trabalhos que abordam a implementação do SNOMED CT em sistemas de informação em saúde.


Leia o artigo completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário