sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lessons from brain soup: Suzana Herculano-Houzel at TEDGlobal 2013

Por décadas cientistas disseram que o cérebro humano continha 100 bilhões de neurônios. Entretanto, quando a neurocientista Suzana Herculano-Houzel procurou a fonte para essa informação, não conseguiu localizá-la. Então ela resolveu contá-los... fazendo uma sopa de cérebro.

Ela trouxe ao palco do TEDGlobal 2013 um frasco de sopa de cérebro. Esta substância foi feita dissolvendo cérebros doados, destruindo as membranas celulares, mas deixando o núcleo intacto. Isto se tornou uma mistura homogênea que permitiu que ela contasse os neurônios. O cérebro humano tem então, 86 bilhões de neurônios.

Porque esta diferença de 14 bilhões é importante? É, porque responde a uma questão vital: o que torna o cérebro humano diferente, permitindo que nós possamos ficar juntos pensando em eventos como o TEDGlobal 2013 enquanto outros animais não?
----------
Outra questão: porque nós temos um cérebro maior que o de um grande macaco, que tem o corpo muito maior do que o nosso? A resposta vem do extremo custo de energia do cérebro primata. Parece haver algum tipo de conflito entre o tamanho do cérebro e o tamanho do corpo – havendo uma limitação metabólica que faz com o que os primatas somente consigam consumir calorias suficientes para um ou para outro.
Então a próxima questão lógica é: o que nos permite transcender essa limitação e conseguir energia para esse cérebro grande?  Suzana chama a atenção ao fato de que nosso córtex cerebral é especialmente denso, contendo 16 bilhões de neurônios. É necessária muita energia para suportá-lo.
A resposta é tão simples que provavelmente nunca ninguém pensou. Suzana expõe em duas palavras: Nós Cozinhamos. Cozinhar  é essencialmente o ato de usar fogo para pré-digerir a comida e assim obter mais energia do mesmo montante de alimento. De fato, cozinhar aumenta três vezes a quantidade de calorias dos alimentos. Isso é o que permitiu que nossos cérebros aumentassem num período relativamente curto de tempo. O cozimento também permitiu sustentar esse córtex cerebral grande, o qual permite pensamentos complexos.
Finalizando, Suzana conclui: “Quando olho para a minha cozinha, eu me curvo à ela”.
Ela talvez pule a sopa.

Fonte: Lessons from brain soup: Suzana Herculano-Houzel at TEDGlobal 2013 
(tradução nossa de trechos extraídos do artigo acima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário