terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Publicadores Predadores


Artigo publicado na Nature de set. de 2012 na coluna World View alerta para revistas científicas fraudulentas publicadas por editores inescrupulosos que vêm se aproveitando   das publicações em acesso aberto cujos custos são pagos pelos autores dos trabalhos.

No artigo, Jeffrey Beall, bibliotecário da Universidade do Colorado em Denver, que monitora revistas suspeitas em seu blog Scholarly Open Access, alerta sobre editores que exploram o modelo de acesso aberto para cobrar dos autores pela publicação em  revistas questionáveis e de baixa qualidade.

Segundo Beall, ele recebe muitos e-mails de  vítimas desses editores. Alguns autores se descobrem nomeados membros de comissões editoriais sem seu conhecimento. Outros têm o artigo parcialmente ou completamente plagiado publicado por alguma revista fraudulenta. Como a identificação das fraudes frequentemente requer expertise no campo de estudo do autor, é importante que os autores também estejam atentos ao problema.

Um dos países aonde mais vem crescendo o número de publicadores fraudulentos é a Índia, pois milhares de cientistas do país e países vizinhos precisam publicar para se efetivarem em seus trabalhos e  ganharem promoções. Nos USA e países do ocidente  o problema não é somente com os publicadores, os próprios cientistas também são culpados. Muitos estão pegando atalhos antiéticos nessas publicações, pagando para publicar trabalhos  de  auto-plágio ou de plágio de outros trabalhos.


Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário