quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FFCLRP Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica


13 e 14 de dezembro de 2012
Horário: 8:00-17:30


Local: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Salão Nobre Lucien Lison – Bloco 16 – Didático


Objetivos: o workshop prevê a introdução de técnicas e conceitos de Escrita Científica com ênfase em Língua Inglesa, visando auxiliar/capacitar os participantes no processo de escrita de um artigo científico. O principal objetivo é contribuir para que o público alvo compreenda as características e convenções do gênero acadêmico, e desenvolvam as habilidades necessárias para expressar suas idéias e argumentos de forma eficaz. Tendo o artigo científico regular como foco, nossa proposta auxilia os participantes a:  reconhecer as principais características da linguagem científica, referente à organização textual e estruturas linguísticas (lexicais e gramaticais); introduzir modelos e identificar as características de cada seção de um artigo científico do ponto de vista linguístico; familiarizar-se com a linguagem adequada de publicações em inglês; familiarizar-se com ferramentas que visam a facilitar o trabalho de redação de um artigo científico e aquelas que auxiliam na busca de palavras e expressões típicas do inglês acadêmico.

Duração: 16 horas, distribuídas em 2 (dois) dias com 8 horas/aula.

Ministrante:
Prof. Valtencir Zucolotto: Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003). Estágio na University of Massachusetts at Lowell, USA (2000-2001). Atualmente é Professor Doutor no Instituto de Física de São Carlos - IFSC / USP. Foi professor Visitante na Universidad de Valladolid, Espanha (2007) e Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França (2010). Desenvolveu e ministra anualmente a disciplina de Técnicas de Escrita Científica em Inglês no Programa de Pós Graduação em Física do IFSC/USP. Publicou mais de 100 artigos em revistas internacionais e 8 capítulos de livros. Possui mais de 1200 citações e fator H 21. É revisor de periódicos internacionais e editor da Revista Journal of Biomedical Nanotechnology. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina. É responsável pelo Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC – USP. Maiores informações: www.lnn.ifsc.usp.br

Metodologia: palestras e exercícios

Número de vagas: 60.

Público-alvo: Professores, pós-doutorandos e doutorandos das áreas de ciências exatas ou de interface entre exatas e biotecnológicas, que têm a intenção de publicar os resultados de suas pesquisas em periódicos e revistas internacionais de alto fator de impacto.

Requisitos para o participante: O workshop exige conhecimento médio da língua inglesa. Solicita-se também que o participante traga seu próprio laptop e 3 (três) artigos científicos de sua área, de excelente qualidade e publicados em revistas de alto fator de impacto, preferencialmente de escritores nativos.  Solicita-se ainda que os participantes tragam um resumo de seus trabalhos em andamento, no qual se vislumbre uma publicação em breve.

Declaração de participação: https://uspdigital.usp.br/atena/atnProPesqEventoAcessoExterno.jsp?codmnu=3250

Nenhum comentário:

Postar um comentário