segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Divulgação Científica no Metrô


O Núcleo de Apoio à Pesquisa Fluidos Complexos (NAP-FCx) da USP realiza, durante os dias 2 a 29 de novembro, a exposição “Proteínas e Saúde: A essência da vida”, no Espaço Cultural da Estação República do  metrô.
O objetivo é mostrar à população a relação entre as proteínas e a saúde, de uma forma interdisciplinar, com conceitos de física, química, biologia, saúde e alimentação no Brasil. Em um espaço de 100 metros quadrados, o público poderá fazer visitas monitoradas e ver painéis explicativos, vídeos; participar de jogos com estruturas químicas de proteínas; realizar avaliação do conteúdo corporal de músculos; visualizar como as proteínas fazem parte de uma dieta balanceada, através de uma linguagem acessível, sem ser acadêmica. No dia 23, por exemplo, já está confirmada uma monitoria em libras para visitantes surdos.
Para essa exposição foi escolhido um local externo à Universidade e com circulação intensa de pessoas. Inicialmente, foi pensado um parque ou um museu, mas “para alcançar mais pessoas, inclusive aquelas que não têm muito contato com cultura e ciência, foi escolhida uma estação do Metrô”, destacou a responsável pela concepção do projeto, Vera Bohomoletz Henriques, professora do Instituto de Física (IF) da USP.

Diariamente, 182 mil pessoas circulam no Espaço Cultural da Estação República, que existe há 30 anos, no qual acontecem todo mês atividades da Linha da Cultura do Metrô, relacionadas às artes plásticas e música, mas é a primeira vez que abriga uma exposição científica de uma universidade pública.



Nenhum comentário:

Postar um comentário