segunda-feira, 29 de outubro de 2012

25% de toda a produção científica brasileira é da USP


A USP sozinha é responsável por aproximadamente 25% de toda a produção científica brasileira e por quase metade da produção do Estado de São Paulo.

Ouça a Palavra do Reitor de 25 de outubro de 2012.

Segundo o Reitor, Prof. João Grandino Rodas, a Base de Dados Web of Science registrou, de janeiro de 2002 a junho de 2012, 55.045 mil artigos produzidos pela USP em revistas de grande impacto, as quais receberam 428.759 mil citações. A USP investe cerca de R$ 2 bilhões por ano em pesquisa.

Em 22 de outubro de 2012, durante o Simpósio Internacional sobre Rankings Universitários e Impacto Acadêmico na Era do Acesso Aberto, evento realizado pelo Sis tema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), o Prof. João Grandino Rodas assinou a Resolução 6.444, que tornou a Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) instrumento oficial incumbido de reunir a produção intelectual da USP. 

Trata-se de um marco histórico nacional e internacional que, além de representar inequívoco avanço em direção ao acesso aberto e à preservação digital da memória institucional, estabelece o reconhecimento pelo trabalho essencial realizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade e suas equipes que, ao longo de décadas, trabalhou e trabalha pela preservação e acesso à memória intelectual (científica, acadêmica, artística e técnica) da Instituição. A atual Resolução revoga a Resolução nº 4221, de 17.11.1995, e todas as disposições em contrário.


GABINETE DO REITOR
Resolução nº 6.444, de 22-10-2012

Dispõe sobre diretrizes e procedimentos para promover e assegurar a coleta, tratamento e preservação da produção intelectual gerada nas Unidades USP e pelos Programas Conjuntos de Pós-Graduação, bem como sua disseminação e acessibilidade para a comunidade.
O Reitor da Universidade de São Paulo, tendo em vista o deliberado pelo Presidente da Comissão de Legislação e Recursos, “ad referendum” daquele Colegiado, e considerando a necessidade de:

– preservar a memória institucional;
– ampliar a visibilidade e acessibilidade da produção intelectual (científica, acadêmica, artística e técnica) da USP;
– potencializar o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais;
– certificar o uso de indicadores confiáveis referentes à produção intelectual da USP;
– aperfeiçoar a gestão de investimentos em pesquisa, ensino e extensão nesta Instituição, baixa a seguinte
RESOLUÇÃO:

Artigo 1º – A Biblioteca Digital da Produção Intelectual (doravante denominada BDPI) passa a ser o instrumento oficial incumbido de reunir a produção intelectual da USP, de modo a:
I – aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade acadêmica e de pesquisa da USP por meio da coleta, organização e preservaç ão em longo prazo;
II – facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção intelectual da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
III – integrar-se a um conjunto de iniciativas nacionais e internacionais, por meio de padrões e protocolos de integração qualificados e normalizados.

Do Conselho Supervisor do SIBi
Artigo 2º – Fica o Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi incumbido de estabelecer e validar normas para coleta, tratamento e preservação da produção intelectual gerada na Universidade (atendendo às especificidades da produção impressa e digital), bem como definir os tipos de documentos para depósito, além das teses e dissertações defendidas nas Unidades USP (...)


Fonte: e-mail recebido: From: DT/SIBi/USP - Capacitação
Sent: Saturday, October 27, 2012 2:48 PM


PRODUÇÃO INTELECTUAL DA USP

Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI) é um sistema de gestão e disseminação da produção científica, acadêmica, técnica e artística, estruturada de forma a tornar público e acessível o conhecimento gerado pelas pesquisas desenvolvidas internamente. Tal repositório institucional contribui, assim, para o aumento da visibilidade e impacto da produção USP, a geração de importantes indicadores, além de garantir a preservação de sua memória intelectual.

No lançamento oficial, em 22 de outubro de 2012, continha mais de 20 mil documentos produzidos por docentes, alunos, servidores e pós-doutorandos da USP, publicados, exclusivamente, em revistas científicas indexadas pelo SciELO, pela Web of Science, no período de 2008-2011.

Para saber mais sobre esse repositório e como incluir sua produção, dirija-se a uma das Bibliotecas da USP ou mande e-mail para suporte_bdpi@sibi.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário