terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nuvem de Livros



Nuvem de Livros é um serviço que disponibiliza para consulta um acervo on-line de quase 6,5 mil publicações. Foi lançado em março deste ano e até agora já conta com 800 mil assinantes. Para ter acesso a essa biblioteca virtual é preciso pagar uma assinatura de R$ 1,99 por semana ou R$ 4 por mês.

As obras armazenadas - livros, áudio livros, vídeos e games educacionais - podem ser visualizadas nas plataformas Apple, Android, Windows 8 e Web, mas o download não é permitido. A nuvem é uma nova forma de armazenar uma grande quantidade de informação, que pode ser acessada via internet. São distribuídas licenças e, por exemplo, duas pessoas podem ler o mesmo livro ao mesmo tempo, explicou Jonas Suassuna, presidente do Grupo Gol, que desenvolveu o serviço.

A licença é vendida a pessoas e escolas, sendo esta última o maior foco do projeto. Há conteúdos para todas as idades. Têm clássicos da literatura Brasileira, domínio público e lançamento, obras infantis e enciclopédias, além de títulos em espanhol e inglês. A Nuvem já conta com 74 editoras nacionais e estrangeiras. Também há espaço para excursões virtuais a museus e bibliotecas temáticas. Cursos de idiomas ainda serão disponibilizados.

Suassuna conta que a ideia da Nuvem de Livros de democratizar a leitura é para suprir uma carência: segundo o Grupo Gol, a falta de bibliotecas no Brasil atinge cerca de 65% das escolas, afetando 15 milhões de estudantes. É uma nova forma de ensinar para a geração 2.0. Esse é um exemplo de tecnologia aplicada na educação de forma prática e econômica, frisou o presidente.

A Nuvem de Livros foi lançada no Brasil e deve chegar a outros 25 países. No Brasil, o Espaço Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, vai receber pontos de acesso à Nuvem de Livros. Os espaços do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte também serão contemplados. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário