quinta-feira, 21 de junho de 2012

Working Together: evolving value for academic libraries

Estamos experienciando uma época em que o mundo material cada vez mais é permeado pelo mundo digital, a informação digital vêm substituindo  a informação em suportes analógicos e onde muito se têm discutido o futuro das bibliotecas. Assim, acreditamos que  o relatório da pesquisa abaixo apresentado é muito interessante para uma primeira clarificação do caminho a ser seguido pelas bibliotecas acadêmicas.

O projeto de pesquisa teve duração de 6 meses (janeiro a maio de 2012)  e foi financiado pelo editor científico Sage, tendo como principal objetivo investigar o valor das bibliotecas acadêmicas para os pesquisadores. A pesquisa foi baseada em oito estudos de caso em três amplas regiões geográficas. A intenção foi investigar exemplos de boas práticas. A equipe de pesquisa também buscou sugestões entre a comunidade profissional. As instituições selecionadas para o estudo  mantém pesquisa e ensino acadêmicos intensivos. São elas:

Scandinavia: Karolinska Institutet, Sweden; Oslo and Akerhus University College, Norway
USA: Purdue University; Towson University, Maryland; University of Utah; Wake Forest University
UK: University of Nottingham; University of Sussex

Os objetivos e questões principais do trabalho:

Providenciar para a comunidade que compõe a biblioteca acadêmica um melhor entendimento das conexões entre bibliotecas acadêmicas e departamentos acadêmicos,  e identificar práticas para melhorar a relações de trabalho entre ambos. Identificar como as bibliotecas podem melhorar o marketing dos seus serviços, influenciando  assim, as percepções dos pesquisadores sobre estes.

 Recomendações derivadas dos resultados da pesquisa:

Para Bibliotecários:

  • Promover a relevância das habilidades biblioteconômicas para o ambiente de informação digital
  • Alcançar usuários pelo melhoramento da comunicação e construindo relações pessoais.
  • Ir além da zona de conforto, como por exemplo, desenvolvendo habilidades no ensino e marketing.
  
Para Administradores de Bibliotecas:

  • Dar suporte ao desenvolvimento da equipe providenciando treinamento apropriado e oportunidades.
  • Coletar evidências do valor dos seus serviços – qualitativamente e quantitativamente – e usá-los sistematicamente entre as partes interessadas.
  • Documentar os processos e estratégias efetivas para a construção de parcerias com os pesquisadores para que esses possam  ser facilmente replicados.

Para Instituições:

  • Reconhecer e identificar a contribuição da biblioteca  como um todo, não somente pelos serviços prestados pelos bibliotecários cujo setor seja mais ligado aos pesquisadores, mas reconhecer também a biblioteca como organização administrativa.
  • Dar suporte para que o status dos bibliotecários e profissionais da informação sejam equivalentes aos dos pesquisadores.


Fonte: newsletter Sage: Wednesday, June 20, 2012 11:39 AM
Subject: Are you demonstrating library value to your teaching and research staff?

Nenhum comentário:

Postar um comentário