terça-feira, 12 de junho de 2012

O Centro de Documentação e Memória da Mogiana – CDMM

Extraído de:  UMA PAUSA PARA ORGANIZAR A DOCUMENTAÇÃO DO CAFÉ, de Silvia Maria do Espírito Santo (07/06/12)

O Centro de Documentação e Memória da Mogiana – CDMM – foi implantado em abril de 2012 na Fazenda Santa Cecília, denominada Santa Carlota em 1899, localizada no município de Cajuru, SP. Caracteriza-se como um centro multidisciplinar de pesquisa e conservação da documentação do Café.

 Em parceria com universidades, prefeituras e instituições curadoras da memória o CDMM, desenvolve atividades relativas à produção, preservação, divulgação e análises dos diversos significados da interpretação dos documentos e da relevância das pesquisas que são voltadas para a memória histórica e sociocultural. Além dos trabalhos internos, na curadoria documental regional, o centro procura promover a elaboração da história regional com parceiros acadêmicos – nacionais e internacionais.

Durante o processo de implantação do Centro de Documentação e Memória da Mogiana contou-se com a assessoria técnica de pessoal especializado de instituições acadêmicas (profissionais da Associação dos Arquivistas de São Paulo). Além disso, foram vinculados oito estagiários da Universidade de São Paulo, das áreas da Ciência da Informação e Física e profissionais das áreas da Arquitetura, da Museologia, da Biblioteconomia e dos setores de cultura da região. As ações previstas estão direcionadas para formação, como curso de extensão universitária, para prática da pesquisa da micro-história, para a constituição e reprodução digitais de acervos documentais - analógicos e digitais - conservação preventiva, restauração, organização e divulgação.

O CDMM poderá ser ampliado e coordenar projetos em parcerias aplicando-os em “pontos” institucionais das cidades da Região Administrativa de Ribeirão Preto, e da “Café com Leite”, selecionar fazendas históricas e localidades a partir do critério do convite e aceite dos curadores, dos profissionais da informação e responsáveis pela documentação histórica de caráter privado.

 As atividades desenvolvidas pelo CDMM para 2012 são: palestras e oficinas de caracterização de bens culturais, conservação preventiva (textual e fotográfica), digitalização e indexação de conteúdos informacionais, apontamentos para conhecer a cultura visual do café. Os estudos e práticas da curadoria são realizados por pesquisadores vinculados às universidades públicas - USP, UNESP E UNICAMP - e privadas, entre as áreas de Ciências da Informação, Biblioteconomia Arquitetura, História, Física e Matemática, que dão suporte ao avanço do projeto na região Mogiana.

Está localizado no km 300, na Rodovia SP n° 338, entre os municípios de Cajuru e Mococa. O projeto, desde 2011, tem coordenação da Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo, (silesan@usp.br – 36024873): autora do projeto de Implantação do Centro de Documentação, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e Docente do Curso Ciências da Informação e Documentação – DEDIC. Recebe apoio da Fundação de Apoio às Ciências - FAC/FFCLRP e Empresa Rotunda Holding Ltda. Realiza pesquisa e extensão universitária com bolsas Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria da USP, em parceria com o Prof. Dr. Marcos Tognon (UNICAMP), responsável pelo restauro da Fazenda Santa Cecília. 

Possui site produzido por alunos da Ciência da Informação e da Documentação e da Física da USP -RP: http://www.fazendasantacecilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário