sexta-feira, 30 de março de 2012

O que faltam às bibliotecas?


Recente matéria no jornal O Estado de São Paulo (27/03), traz os resultados de uma parte do levantamento realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), para a  pesquisa intitulada Retratos da Leitura no Brasil (considerado o mais completo estudo sobre comportamento leitor, segundo a matéria), traz dados alarmantes sobre o tema: cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, no entanto, 71% da população têm acesso fácil a elas.

Para a presidente do IPL, Karine Pansa, os dados colhidos pelo Ibope Inteligência mostram que o desafio, em geral, não é mais possibilitar o acesso ao equipamento, mas fazer com que as pessoas o utilizem. "O maior desafio é transformar as bibliotecas em locais agradáveis, onde as pessoas gostam de estar, com prazer. Não só para estudar."

A preocupação de Karine faz todo sentido quando se joga uma luz sobre os dados. Ao serem questionados sobre o que a biblioteca representa, 71% dos participantes responderam que o local é "para estudar". Em segundo lugar aparece "um lugar para pesquisa", seguido de "lugar para estudantes". Só 16% disseram que a biblioteca existe "para emprestar livros de literatura". "Um lugar para lazer" aparece com 12% de respostas.

Outros dados da pesquisa apontam que o brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de cinco mil pessoas em 315 municípios.

Entretanto, o preço do livro não é apontado como um fator que dificulta a leitura. Entre as principais razões apontadas por aqueles que não leram nenhum exemplar nos últimos três meses, a principal é a falta de tempo, citada por 53%, seguida pelo desinteresse, admitido por 30%. Apenas 4% dizem que não leem porque o livro é caro e 6% porque não têm bibliotecas perto de casa.

Assim, fica a pergunta: o que faltam às bibliotecas? (além de desvincularem-se da idéia de que somente estudantes podem frequentá-las?)

Leiam o resultado da pesquisa no site do IPL:




Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário