quarta-feira, 2 de março de 2011

E os livros digitais? Como vão?

Pesquisando livros digitais no Brasil, encontramos um texto de Alexandre Linares (Editor, Cientista Social e Professor) postado no blog do Galeno Amorim, chamado Livros digitais e o mercado editorial brasileiro.

O texto é uma interessante reflexão sobre o caminho sem volta da revolução dos livros digitais, comparando-a com a revolução proporcionada por Gutenberg quando da sua criação dos tipos móveis:

Vivemos uma nova transformação Gutenberguiana. Aquilo que Gutenberg fez com seus tipo móveis, mudou o mundo. Mas mudou o mundo não pela técnica em si, mas porque essa técnica foi capaz de reduzir drasticamente os custos do acesso ao conhecimento e a novas idéias que antes estavam isoladas e fragmentadas. Socializou, assim, o conhecimento clássico e abriu as portas para novas [idéias]. Tornando possível, mudanças na escala da Reforma Protestante, do Renascimento e do Iluminismo.

Faz ainda previsões sobre o futuro do livro dependendo de fatores tais como: público leitor, demandas, preços, comportamento dos editores, acesso aberto, direitos autorais, etc., visualizando a necessidade do renascimento do mundo editorial.

Leia e deixe sua opinião:


 

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário