terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Folha comemora 90 anos disponibilizando 1,8 milhão de páginas na internet

No dia em que comemora seus 90 anos, a Folha coloca na internet a versão fac-similar das suas edições desde 1921. São cerca de 1,8 milhão de páginas, incluindo as edições da "Folha da Noite", da "Folha da Manhã" e da "Folha de S.Paulo".

A história da Folha começa em 1921, com a criação do jornal "Folha da Noite".

Em julho de 1925, é criado o jornal "Folha da Manhã", edição matutina da "Folha da Noite".

A "Folha da Tarde" é fundada após 24 anos. Em 1º de janeiro de 1960, os três títulos da empresa se fundem e surge o jornal Folha de S.Paulo.

A Folha é o primeiro dos grandes jornais brasileiros a digitalizar seu acervo integral e a colocá-lo à disposição dos leitores.

O processo demorou cerca de um ano. Envolveu dezenas de pessoas do jornal e a contratação da empresa Digital Pages. O custo estimado foi da ordem de R$ 3 milhões, o que inclui a digitalização, o armazenamento e o espaço em servidores capazes de suprir a demanda que será criada na internet.

Nesta fase inicial, qualquer pessoa poderá ter acesso gratuito por meio do site http://acervo.folha.com.br/ .

"Após um período de degustação aberto a todos, o acesso gratuito será mantido só para assinantes do jornal. É uma ferramenta poderosa para pesquisas e uma vantagem a mais para o leitor fiel da Folha", afirma Antonio Manuel Teixeira Mendes, superintendente do jornal.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário