sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Medicina Baseada em Evidências

A Medicina Baseada em Evidências (MBE) está presente no Brasil por meio do Centro Cochrane do Brasil, seção brasileira da Colaboração Cochrane.

MBE é uma abordagem que utiliza as ferramentas da Epidemiologia Clínica, da Estatística, da Metodologia Científica, e da Informática para trabalhar a pesquisa, o conhecimento, e a atuação em Saúde, com o objetivo de oferecer a melhor informação disponível para a tomada de decisão nesse campo.

A prática da MBE busca promover a integração da experiência clínica às melhores evidências disponíveis, considerando a segurança nas intervenções e a ética na totalidade das ações.

O Diretor do Centro Cochrane do Brasil, Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah (Professor Titular e Chefe da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da UNIFESP/EPM) define a MBE como a arte de avaliar e reduzir a incerteza na tomada de decisão em Saúde.

Leia abaixo, a entrevista concedida por ele à revista Planeta em 2010 sobre como funciona esse método utilizado pela Medicina:




Nenhum comentário:

Postar um comentário