segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Acesso aberto na União Européia: OpenAire


O OpenAIRE é uma rede de repositórios que compartilha documentos nas áreas da saúde, energia, ambiente, parte das tecnologias da informação e das comunicações e das infra-estruturas de investigação em ciências sociais e humanas .

Com OpenAIRE (Open Access Infrastructure for Research in Europe) os investigadores, as empresas e os cidadãos da UE (União Européia) passam a dispor de acesso livre e aberto aos documentos sobre a investigação científica financiada pela UE.

A infra-estrutura OpenAIRE pode vir a tornar aberto o acesso a todos os documentos e dados científicos produzidos por investigadores financiados pelo sétimo programa-quadro de investigação da UE (7.° PQ), incluindo os que receberam subvenções através do Conselho Europeu de Investigação (CEI), para além de outras fontes. Desde o início do 7.º PQ, em 2007, foram financiados cerca de 10 000 projetos.

Segundo as condições de concessão de subvenções ao abrigo do 7.º PQ, os investigadores que recebem apoio financeiro da UE nos domínios da saúde, energia, ambiente, tecnologias da informação e das comunicações, infra-estruturas de investigação, ciências sociais e humanas e ciência na sociedade devem depositar num repositório de acesso aberto o texto integral dos seus escritos de investigação publicados, para que fique permanentemente disponível à escala mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário