sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pedreira de Freitas e o combate à doença de Chagas

No dia 18 de agosto, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) exibirá o documentário José Lima Pedreira de Freitas e o combate à doença de Chagas.

O filme homenageia o Dr. Pedreira de Freitas (1917-1963), médico e professor da FMRP, um dos responsáveis por descrever  a doença de Chagas, detalhando o seu ciclo e discriminando seu agente causal, vetor e manifestações clínicas.

Inicialmente dedicou-se o pesquisador ao estudo da malária, voltando-se depois para a doença de Chagas. Após um estudo clínico sobre a parasitose, realizado com o Prof. Decourt, percebeu o atraso em que estavam nossos conhecimentos acerca de numerosos aspectos da doença, principalmente questões ligadas ao seu diagnóstico, epidemiologia, tratamento e profilaxia, dedicando-se assim, ao estudo dessa enfermidade.

O lançamento será às 18 horas no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP, localizado Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto (SP). Após a exibição do filme, haverá debate sobre as contribuições de Pedreira de Freiras. O evento é aberto ao público e gratuito.



Mais informações: www.fmrp.usp.br e (16) 3602-3051/3008.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário