quinta-feira, 13 de maio de 2010

BVS no celular!

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) acompanha a tendência de mobilidade das tecnologias e serviços de informação. O crescimento da telefonia móvel e da população de usuários, a disponibilidade de dezenas de milhares de aplicações que acompanham os avanços tecnológicos dos dispositivos móveis (celular, pda, e-reader e consoles portáteis com acesso a Internet sem fio em geral), levaram o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) a desenvolver e disponibilizar desde o início de 2010, a versão mobile do portal global da BVS –  http://mbvs.mobi     

O desenvolvimento foi iniciado pela BIREME há um ano e a partir de resultados dos relatórios Mobile access to health information for increased equity and improved public health, contratados da consultoria Nicholas Cop Consulting de agosto e setembro de 2009. A operação dos produtos e serviços de informação da BVS e redes associadas por meio de dispositivos móveis é uma das principais linhas de ação do desenvolvimento de metodologias e tecnologias da BIREME para o biênio atual.  

A implantação da interface da mBVS seguirá a estrutura do marco operacional da BVS, baseado em redes sociais, de conteúdo e de ambientes aprendizes. Assim, nesta primeira versão, a interface da mBVS, restrita ao portal global da BVS, apresenta a área para buscas nas coleções de fontes de informação da BVS, o acesso ao thesaurus de conceitos da BVS - Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e o acesso às redes associadas da BVS – CVSP, ePORUGUÊSe, EVIPNet, GHL, SciELO, ScienTI  e TropIKA.net.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário