terça-feira, 20 de abril de 2010

O dentista mais famoso do Brasil

Nesta quarta, 21 de Abril, como todos sabem, é o feriado nacional de  Tiradentes.

Mais conhecido como herói nacional e mártir – ainda que controverso - da “Inconfidência Mineira”, apesar de sua alcunha – pejorativa segundo alguns, pouca atenção se dá ao ofício que exercia concomitantemente ao de soldado  - o de dentista, ou melhor, “tira-dentes”.

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no Estado de Minas Gerais em 1746. Perdeu os pais  ainda criança e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica (Ouro Preto). Aos 18 anos entrou para a carreira militar e foi soldado da cavalaria; tendo também, conhecimentos de mineração, hidráulica e joalheria.

Aprendeu o ofício de “dentista” com seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião-dentista e, à arrancar dentes,  preferia prevenir os pacientes para que os dentes fossem conservados. Foi um dentista inovador, pois implantava dentes esculpidos por ele mesmo, usando suas habilidades de joalheiro.

Já na prisão, em 1789, seu último confessor, frei Raimundo Pennaforte, relata que Tiradentes “tirava com efeito dentes com a mais sutil ligeireza e ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”. Habilidade rara numa época de técnicas rudimentares.

Em sua casa em Vila Rica, entre os objetos apreendidos, havia cinco pratos de pó de pedra branco, dois frascos de vidro grandes, duas garrafas finas pequenas, uma peneira de seda e instrumental de dentista: dois fórceps, duas chaves de extração e uma espátula – fazendo parte, estes últimos, da reserva técnica do Museu Histórico nacional no Rio de Janeiro.   

Patrono da Odontologia Brasileira, é muito querido entre os dentistas brasileiros. No acervo bibliográfico do Museu “Salles Cunha” (entre outras, encontra-se sobre Tiradentes, a seguinte citação:
Discurso de Ernesto Salles Cunha, na Casa do Dentista Brasileiro (atual ABO-RJ) em 21 de abril de 1939, durante comemorações sobre Tiradentes (documento manuscrito):

 “Tiradentes é um symbolo. E tendo dentre as profissões abraçadas a de “tirar e pôr dentes”, elle é bem um symbolo do Dentista Brasileiro, este lutador infatigável que corre decenios atraz de um ideal, sem esmorecimentos nem canceiras, até ver coroadas de exito as suas aspirações.” E mais adiante:  “Tiradentes é um symbolo muito querido pela Odontologia Nacional.”


Fontes:
http://www.abo.org.br/tiradentes.php  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes
http://www.uniodonto.com.br/site/historia_odontologia.php
http://www.aborj.org.br/default.asp?menu=15&opcao=8&acao=27
http://pt.shvoong.com/humanities/1781284-21-abril-tiradentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário